Título: A EDUCAÇÃO E O CUIDADO DE BEBÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DE UMA PEDAGOGIA DA INFÂNCIA
Título alternativo: EDUCATION AND CARE FOR BABIES IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION FROM THE PERSPECTIVE OF A CHILDHOOD PEDAGOGY
Autoria de: Naiara Avelar Silva
Orientação de: Carolina Faria Alvarenga
Presidente da banca: Carolina Faria Alvarenga
Primeiro membro da banca: Apolliane Xavier Moreira dos Santos
Segundo membro da banca: Luciana Soares da Silva
Palavras-chaves: Educação Infantil, creche, bebês, Pedagogia da Infância, educar e cuidar.
Data da defesa: 28/02/2023
Semestre letivo da defesa: 2022-2
Data da versão final: 06/03/2023
Data da publicação: 06/03/2023
Referência: Silva, N. A. A EDUCAÇÃO E O CUIDADO DE BEBÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DE UMA PEDAGOGIA DA INFÂNCIA. 2023. 16 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: A incorporação recente da Educação Infantil como etapa da Educação Básica nos revela que esse período da vida não é valorizado e ainda mais quando falamos de zero a três a anos que é vista como assistencialista, ou direito da mãe que trabalha. Essas visões antigas e de senso comum geram discussões intermináveis sobre até a que ponto as vagas nas instituições de Educação Infantil é direito da mãe trabalhadora eou direito da criança. O educar e o cuidar devem ser trabalhados em conjunto, pois são indissociáveis na formação da criança, desde bebê. A formação de personalidade, de valores, de afetividade são construídas nesse período. Dessa forma, com base em minha experiência como monitora de uma creche, amparada pelos estudos realizados ao longo do curso de Pedagogia, dou destaque aos bebês que têm direito de frequentar as instituições de Educação Infantil com garantia de uma educação de qualidade. A partir desse pressuposto, este trabalho tem como objetivo compreender sobre a importância da educação e do cuidado de bebês a partir da perspectiva de uma Pedagogia da Infância. Além disso, destaco a importância, o papel e as especificidades da professora de creche e como a Abordagem Pikler pode contribuir para a construção dessa docência e do respeito às especificidades dos e das bebês. A educação e cuidados com bebês na perspectiva da Pedagogia da Infância exige atenção e disposição da professora de creche, para fazer as mediações necessárias na instituição de Educação Infantil, além de intensas políticas públicas que viabilizem uma educação de qualidade para bebês.
Abstract: The recent incorporation of Early Childhood Education as a stage of Basic Education reveals that this period of life is not valued, and even more so when we talk about zero to three years old, which is seen as welfare, or the right of a working mother. These old and common sense views generate endless discussions about the extent to which vacancies in Early Childhood Education institutions are the right of the working mother andor the right of the child. Educating and caring must be worked together, as they are inseparable in the formation of the child, from a baby. The formation of personality, values, affectivity are built in this period. Thus, based on my experience as a daycare monitor, supported by studies carried out throughout the Pedagogy course, I emphasize the babies who have the right to attend Early Childhood Education institutions with the guarantee of a quality education. Based on this assumption, this work aims to understand the importance of education and care for babies from the perspective of a Childhood Pedagogy. In addition, I highlight the importance, role and specificities of the daycare teacher and how the Pikler Approach can contribute to the construction of this teaching and respect for the specificities of the babies. The education and care of babies from the perspective of Childhood Pedagogy requires attention and disposition of the daycare teacher, to make the necessary mediations in the institution of Early Childhood Education, in addition to intense public policies that make possible a quality education for babies.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Naiara Avelar Silva e Universidade Federal de Lavras
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