SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: O ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DOS JOGOS EDUCATIVOS

Autoria de: Giulia Arilla Torresendi

Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari

Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Primeiro membro da banca: Cláudia Roquini Nascimento

Segundo membro da banca: Sabrina Maria Botelho Silva

Palavras-chaves: Educação, Matemática, Jogos, Educativos, Ludicidade

Data da defesa: 12/12/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 10/02/2023

Data da publicação: 10/02/2023

Referência: Torresendi, G. A. O ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DOS JOGOS EDUCATIVOS. 2023. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A utilização de jogos no processo de ensino e aprendizagem ajuda a desenvolver habilidades, tais como coordenação motora e concentração, além de trabalhar a interdisciplinaridade trabalhando a leitura, comunicação e escrita. Esse trabalho tem como tema o ensino da matemática por meio de jogos educativos, nosso objetivo de pesquisa foi entender como esses jogos podem influenciar positivamente no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do primeiro e segundo ano dos anos iniciais do ensino fundamental. Tendo em vista essas observações, o uso da sequência didática dá base para desenvolver o tema escolhido, trabalhando ele de diversas maneiras, sem se tornar algo cansativo e pesado, além de que as crianças têm a chance de brincar e aprender ao mesmo tempo, assim consideramos que o uso de jogos torna o ensino mais eficaz. Nosso trabalho é uma pesquisa descritiva e os dados serão coletados mediante revisão bibliográfica, pensamos que esse método será mais eficaz durante o nosso trabalho, usamos como três autores principais a Denise Cristina Canal que aborda sobre a interação e a importância do brincar, a Adair Mendes Nacarato que aponta sobre a interdisciplinaridade na matemática e a Kátia Cristina Stocco Smole que fala sobre a importância da sistematização do ensino e a Base Nacional Comum Curricular. Portanto assim conseguiremos juntar estratégias para auxiliar na construção do conhecimento matemático sem perder o seu verdadeiro significado, porém de uma maneira mais sedutora que instigue a curiosidade dos alunos. Essa pesquisa auxiliará no processo de uma nova visão da matemática na vida das crianças sendo mostrada de uma forma mais lúdica e interessante para as crianças.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20222201820866

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Giulia Arilla Torresendi e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo