Título: O ensino da Matemática para os anos iniciais utilizando jogos digitais
Autoria de: Mayra Luma de Andrade
Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari
Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Primeiro membro da banca: Aline Cristiane Gomes de Souza
Segundo membro da banca: Sabrina Maria Botelho Silva
Palavras-chaves: Jogos digitais, anos iniciais, matemática, sequência didática, ensino
Data da defesa: 12/12/2022
Semestre letivo da defesa: 2022-2
Data da versão final: 01/03/2023
Data da publicação: 01/03/2023
Referência: Andrade, M. L. d. O ensino da Matemática para os anos iniciais utilizando jogos digitais. 2023. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: O presente trabalho, que procura abordar o ensino de matemática nos anos escolares iniciais, desempenha um papel de suma importância, não apenas na construção do conhecimento, mas também na construção do indivíduo e na atuação dele no meio no qual vive. Considerando que os primeiros anos escolares são de grande relevância para a construção da vida educacional do aluno, a relação entre a matemática, os professores e os alunos demanda uma outra forma de pensar o ensino e a aprendizagem nesse campo do saber. Com isso, o objetivo deste trabalho é analisar como ocorre a manifestação dos aprendizados matemáticos por meio de jogos virtuais nos anos iniciais, apontando, assim, os pontos fundamentais e as formas de trabalhar com o lúdico em sala de aula. Diante do cenário pandêmico recentemente vivenciado, os jogos digitais educativos tiveram e ainda têm como objetivo tornar mais prazerosa e fácil a aprendizagem do ensino matemático, ajudando o aluno a ter um maior interesse no entendimento dos conteúdos para que comecem a construir um pensamento lógico matemático e, com isso, se tornem cidadãos críticos e participativos no meio em que vivem.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Mayra Luma de Andrade e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo