Título: Reflexões sobre os Impactos do Ensino não presencial no Processo de Alfabetização de Crianças do 3º ano do Ensino Fundamental
Título alternativo: Reflections on the Impacts of non-presential Education on the Literacy Process of Childrens in the 3rd year of Elementary School.
Autoria de: Paola Ferreira Alves
Orientação de: Giovanna Rodrigues Cabral
Presidente da banca: Profa. Dra. Giovanna Rodrigues Cabral
Primeiro membro da banca: Profa. Ms. Ludmila Magalhães Naves
Segundo membro da banca: Profa. Dra. Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Palavras-chaves: Alfabetização e letramento, impactos na alfabetização, pandemia e alfabetização, alfabetização, letramento.
Data da defesa: 17/02/2023
Semestre letivo da defesa: 2022-2
Data da versão final: 06/03/2023
Data da publicação: 06/03/2023
Referência: Alves, P. F. Reflexões sobre os Impactos do Ensino não presencial no Processo de Alfabetização de Crianças do 3º ano do Ensino Fundamental. 2023. 61 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: A partir da importância da alfabetização e letramento para a escolarização de crianças e jovens no nosso país, esta pesquisa desenvolvida no âmbito do trabalho de conclusão de curso tem como objetivo refletir sobre os impactos causados pelo ensino não presencial a partir do acompanhamento realizado na alfabetização de estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada no campo das vertentes em Minas Gerais, no segundo semestre de 2022. Esta investigação partiu dos estudos e das observações realizadas durante os Estágios curriculares obrigatórios do curso de Pedagogia, nas áreas de Alfabetização e Letramento e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e envolveu a realização de uma revisão de literatura sobre os temas da alfabetização e do letramento, a realização de entrevistas durante uma disciplina do curso de Pedagogia, com três professoras alfabetizadoras de instituições das redes pública e privada da mesma cidade localizada no campo das vertentes em Minas Gerais, realizadas no primeiro semestre de 2022, e o relato de experiência de estágio supervisionado e acompanhamento das atividades realizadas em uma turma de 3º ano de uma escola pública ao longo do segundo semestre do ano de 2022. Para alicerçar os estudos e análises foram usados autores que abordam sobre o processo de apropriação do sistema de escrita e sobre a alfabetização e o letramento, como Soares (2009), Albuquerque (2007), Santos (2014), Fraga (2021), entre outros. Conclui-se, a partir da coleta dos dados, reflexões acerca das percepções de professoras alfabetizadoras de escolas públicas e privadas, e do acompanhamento dos estudantes através dos estágios supervisionados, onde percebe-se que a pandemia trouxe grandes desafios para o contexto educacional e que é preciso monitorar os processos de alfabetização das crianças para a implantação de ações efetivas nas escolas, de modo a reverter o quadro de defasagem da aprendizagem de leitura e escrita de crianças do 3º ano, que vivenciaram os dois primeiros anos da alfabetização de maneira remota.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Paola Ferreira Alves e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo