SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA LITERATURA INFANTIL À SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Título alternativo: MATHEMATICS TEACHING IN EARLY CHILDRENS EDUCATION FROM CHILDRENS LITERATURE TO DIDACTIC SEQUENCE

Autoria de: Leandra Lúcia Tavares

Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari

Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Primeiro membro da banca: Ludmila Magalhães Naves

Segundo membro da banca: Sabrina Maria Botelho Silva

Palavras-chaves: Educação Infantil, Matemática, Ludicidade, Sequência Didática, Literatura Infantil

Data da defesa: 10/02/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 04/03/2023

Data da publicação: 04/03/2023

Referência: Tavares, L. L. ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA LITERATURA INFANTIL À SEQUÊNCIA DIDÁTICA. 2023. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A presente pesquisa é o resultado de um estudo sobre como as brincadeiras associadas à Literatura Infantil são trabalhadas com as crianças visando o despertar das noções matemáticas necessárias na Educação Infantil. Ou seja, o modo como elas são organizadas e desempenhadas a partir das experiências e das diferentes linguagens das quais as crianças necessitam para se desenvolverem. Esse desenvolvimento integral das crianças pequenas se dá, especialmente, através das brincadeiras mediante as quais há a possibilidade de significação do mundo. O objetivo será analisar como se desenvolve o brincar no ensino da matemática na Educação Infantil por meio do trabalho lúdico da Literatura. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa aplicada com os objetivos explicativos, do qual, se apoia nas observações das práticas pedagógicas contextualizadas e a aplicação dessas práticas pelos docentes junto às crianças. Para fundamentar a presente pesquisa sobre o ensino da matemática, os estudos foram embasados nos autores Vygotsky (1991), Lorenzato (2011) e Piaget (1976). Concomitantemente, com as pesquisas de Kishimoto (2002), que reconhece a importância da brincadeira no desenvolvimento infantil. Se tratando da Literatura Infantil encontro fundamentos ao estudar Cosson (2009) e Farias (2012).

Abstract: This research is the result of a study on how games associated with Childrens Literature are worked with children in order to awaken the mathematical notions necessary in Early Childhood Education. That is, the way they are organized and performed based on experiences and the different languages that children need to develop. This integral development of young children takes place, especially, through games through which there is the possibility of giving meaning to the world. The objective will be to analyze how playing develops in the teaching of mathematics in Early Childhood Education through the playful work of Literature. This is a research with a qualitative approach applied with explanatory objectives, which is based on observations of contextualized pedagogical practices and the application of these practices by teachers with children. To support this research on teaching mathematics, the studies were based on the authors Vygotsky (1991), Lorenzato (2011) and Piaget (1976). Concomitantly, with the research of Kishimoto (2002), who recognizes the importance of play in child development. When it comes to Childrens Literature, I find fundamentals when studying Cosson (2009) and Farias (2012).

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20222201820035

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Leandra Lúcia Tavares e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo