Título: PRÁTICA DOCENTE E FORMAÇÃO INICIAL BREVES NOTAS SOBRE SABERES E FAZERES
Autoria de: Lara Steffany da Silva Vieira
Orientação de: Franciane Sousa Ladeira Aires
Presidente da banca: Franciane Sousa Ladeira Aires
Primeiro membro da banca: Apolliane Xavier Moreira dos Santos
Segundo membro da banca: Katia Batista Martins
Palavras-chaves: prática, docência, experiência, relatos, pesquisa
Data da defesa: 16/02/2023
Semestre letivo da defesa: 2022-2
Data da versão final: 06/03/2023
Data da publicação: 06/03/2023
Referência: Vieira, L. S. d. S. PRÁTICA DOCENTE E FORMAÇÃO INICIAL BREVES NOTAS SOBRE SABERES E FAZERES. 2023. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender a importância da atuação prática na formação inicial de professoras . Além disso, relatar e refletir sobre as experiências práticas desenvolvidas em instituições públicas e privadas, como também, compreender os saberes necessários à prática educativa que estas atuações podem proporcionar. Para tanto, será realizada uma breve análise qualitativa de um relato de experiência de uma estudante do curso de Pedagogia. Afim de identificar os conceitos centrais da formação de professoresas e as atividades práticas enquanto espaço de produção de conhecimento será realizada uma pesquisa bibliografica. Em seguida, buscamos apresentar uma breve síntese dos programas que possibilitam experiências práticas aos graduandos do curso de pedagogia de uma universidade federal. As discussões destacam que as atividades práticas são fundamentais para a formação inicial de professoresas. Diante do caráter deste trabalho e suas limitações, destacam-se sua primazia em promover o contato doa estudante com a realidade escolar, o que lhes permite desenvolver suas habilidades pedagógicas específicas da prática docente e a articulação entre teoria e prática que possibilita olhares refinados sobre a realidade, com lentes históricas, sociais, políticas e as várias determinações que perpassam o fenômeno educativo.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Lara Steffany da Silva Vieira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo