Título: O DESENVOLVIMENTO DA NOÇÃO DE FRAÇÃO EM SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM
Autoria de: Gleison Elias de Almeida Morais
Orientação de: Jose Antonio Araujo Andrade
Presidente da banca: José Antonio Araujo Andrade
Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Segundo membro da banca: Helaina de Fátima Vinhas Pereira
Palavras-chaves: Educação Matemática, Núcleos de Significação, Noções de Fração, Teoria Histórico-Cultural, Números Racionais
Data da defesa: 10/03/2023
Semestre letivo da defesa: 2022-2
Data da versão final: 22/03/2023
Data da publicação: 22/03/2023
Referência: Morais, G. E. d. A. O DESENVOLVIMENTO DA NOÇÃO DE FRAÇÃO EM SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM. 2023. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: É perceptível a dificuldade dos estudantes e professores nos anos iniciais no que diz respeito a números racionais, devido a poucas discussões sobre o assunto, como confirmado em pesquisas. Por essa razão, o presente trabalho teve como objetivo fazer uma análise do desenvolvimento do pensamento empíricoteórico de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental em situações desencadeadoras de aprendizagem elaboradas a partir de uma compreensão lógico-histórica do conceito de números racionais. Para isso, o trabalho teve por base pressupostos histórico-culturais, propostos por Lev Vygotski, com ênfase no conceito de zona de desenvolvimento iminente e de pensamento empírico e teórico. O estudo se deu a partir de registros de áudio, desenhos e escritas, resultados do desenvolvimento de situações desencadeadoras de aprendizagem das quais foram analisadas seguindo a proposta metodológica de núcleos de significação de Wanda Aguiar et al, relacionando os dados coletados com os pressupostos estudados e documentos
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Gleison Elias de Almeida Morais e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo