Título: Possibilidades de interação docente-discentes no ensino remoto emergencial uma análise dos roteiros de estudos orientados do curso de pedagogia da UFLA
Autoria de: Patrick Oliveira Almeida
Orientação de: Marcio Magalhaes da Silva
Presidente da banca: Marcio Magalhães da Silva
Primeiro membro da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões
Segundo membro da banca: Jacqueline Magalhães Alves
Palavras-chaves: pandemia, mediação, interação, ensino-remoto, covid-19
Data da defesa: 31/10/2022
Semestre letivo da defesa: 2022-2
Data da versão final: 03/11/2022
Data da publicação: 03/11/2022
Referência: Almeida, P. O. Possibilidades de interação docente-discentes no ensino remoto emergencial uma análise dos roteiros de estudos orientados do curso de pedagogia da UFLA. 2022. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: Devido à pandemia de COVID-19 iniciada em 2020, medidas de distanciamento social e isolamento foram impostas a todas as pessoas em quase todo o mundo. No Brasil as aulas presenciais foram suspensas e substituídas por atividades não presenciais, realizadas em ambientes virtuais. Assim, o presente estudo buscou identificar os recursos e procedimentos empregados para promover a interação entre discentes e docentes. A psicologia histórico cultural compreende a potencialidade da interação docente-discente a partir da mediação do professor. Quando as aulas eram presenciais a interação entre esses sujeitos acontecia no mesmo tempo e espaço, o tempo em coletivo que tinham comparado ao ensino remoto era maior. Com a interação sendo mediada somente por meio das tecnologias no estudo remoto, houve uma perda de mais de 50 da carga horária pensando em disciplinas com 4 créditos. As análises tiveram como foco os procedimentos de estudos dos Roteiros de Estudos Orientados (REO) dos componentes curriculares do curso de Pedagogia da UFLA, os quais promoveriam a interação e de que forma ela se estabeleceu por meio dos recursos digitais. Possibilitando assim, identificar quanto a interação mais direta nesse modelo de estudo, quando mencionado a previsão de atividades síncronas no roteiros.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Patrick Oliveira Almeida e Universidade Federal de Lavras
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