Título: A RELEVÂNCIA DO LETRAMENTO LITERÁRIO E DO ENSINO DA POESIA NA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autoria de: Natália Cristina Andrade
Orientação de: Luciana Soares da Silva
Presidente da banca: Luciana Soares da Silva
Primeiro membro da banca: Josiane Marques da Costa
Segundo membro da banca: Jessiara Ribeiro Gonçalves
Palavras-chaves: Letramento literário, alfabetização, leitores críticos, literatura, poesia
Data da defesa: 16/03/2023
Semestre letivo da defesa: 2022-2
Data da versão final: 20/03/2023
Data da publicação: 20/03/2023
Referência: Andrade, N. C. A RELEVÂNCIA DO LETRAMENTO LITERÁRIO E DO ENSINO DA POESIA NA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2023. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: A presente pesquisa foi desenvolvida a partir de um estudo de caso sobre o Projeto de extensão Festival da Poesia, que tinha como objetivo criar espaços sociais para a divulgação do pensamento e sentimento de estudantes por meio de poesias autorais, além de favorecer a escrita criativa e autoral. Foram disponibilizadas aproximadamente 60 poesias de alunos do quarto ao sexto anos do Ensino Fundamental, com idade de 9 a 11 anos. A pesquisa teve abordagem qualitativa e objetivos exploratórios. O objetivo geral desse trabalho é ressaltar e demonstrar como o Letramento Literário e o ensino do gênero Poesia são importantes para o desenvolvimento dos estudantes, seja para o processo de alfabetização ou para sua formação como leitores críticos, e alguns dos objetivos específicos são ressaltar a importância de promover o Letramento Literário na sala de aula demonstrar como as instituições de ensino podem promover o Letramento Literário de forma significativa e analisar como o Projeto Festival da Poesia pôde incentiv
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Natália Cristina Andrade e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo