Título: Reflexões e Percepções sobre a importância da educação no sistema prisional
Autoria de: Abimael Cavalcante Durães Filho
Orientação de: Paulo Henrique Arcas
Presidente da banca: Paulo Henrique Arcas
Primeiro membro da banca: Regilson Maciel Borges
Segundo membro da banca: Sheila Souza Jorge
Palavras-chaves: pedagogo, educação, sistema prisional, projeto político pedagógico, EJA
Data da defesa: 06/03/2023
Semestre letivo da defesa: 2022-2
Data da versão final: 15/03/2023
Data da publicação: 15/03/2023
Referência: Filho, A. C. D. Reflexões e Percepções sobre a importância da educação no sistema prisional. 2023. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Pretende-se nesse trabalho, refletir sobre a importância da educação no sistema prisional, suas contribuições, complexidades e impactos desses profissionais na organização das atividades no contexto das escolas em regime de cárcere. Dentro de um contexto escolar tradicional, normalmente o educador encontra algumas dificuldades, como indisciplina, falta de interesse dos alunos, entre outros. Já no sistema prisional, os obstáculos também existem, somados ao ambiente condenável e falta de incentivo educacional para os docentes. A escolha deste tema, justifica-se pela necessidade crescente de pedagogos em outros setores que não a escola, tais como hospitais, empresas, fóruns e o próprio sistema prisional. Assim, para a construção deste estudo, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica baseada em autores que discorrem sobre o tema, como Calandra (2017), SILVA, Moreira (2012), Onofre (2016 2015), e de análise documental que inclui a LDB (1996) e demais leis e normas que regem a educação e o sistema prisional. Concluiu-se que a adaptação de um Plano Político Pedagógico Prisional é de suma importância para melhorar a educação nas prisões, com a participação efetiva dos profissionais da pedagogia, além da necessidade de condições de trabalho, formação continuada dos docentes e materiais de ensino e adequados ao contexto dos educandos em situação de cárcere.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Abimael Cavalcante Durães Filho e Universidade Federal de Lavras
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