Título: A LEITURA COMPARTILHADA NO DESENVOLVIMENTO DOS BEBÊS
Título alternativo: SHARED READING IN BABY DEVELOPMENT
Autoria de: Fernanda Cristina Alves
Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Primeiro membro da banca: Letícia Silva Ferreira
Segundo membro da banca: Ludmila Magalhães Naves
Palavras-chaves: leitura, infantil, compartilhada, mediação, desenvolvimento
Data da defesa: 17/02/2023
Semestre letivo da defesa: 2022-2
Data da versão final: 12/03/2023
Data da publicação: 12/03/2023
Referência: Alves, F. C. A LEITURA COMPARTILHADA NO DESENVOLVIMENTO DOS BEBÊS. 2023. 66 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Nesta pesquisa parte-se da premissa de que a relação triádica bebê-livro-mediador pode ser um exemplo de prática das primeiras experiências de leitura, as quais servem como base para os estímulos necessários para essa fase da vida, por isso as práticas de leitura compartilhada podem ajudar os profissionais de educação, pais e especialistas no desenvolvimento de várias habilidades das crianças além de, claro, poder fortalecer o laço afetivo com o cuidador ou responsável. Diante disso, o presente estudo abordou e refletiu sobre como a vivência da leitura compartilhada nos primeiros anos de vida das crianças pode contribuir para o seu desenvolvimento social, afetivo, motor e cognitivo. Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral identificar e compreender como são realizadas as experiências de leitura compartilhada no ambiente familiar, com a finalidade de verificar as principais contribuições desse processo no desenvolvimento de crianças de seis meses a quatro anos, considerando os aspectos cognitivo, afetivo, motor e social. Para auxiliar na reflexão, buscamos as ideias das contribuições da psicologia histórico-cultural explorando o conceito de mediação de Vygotsky (1998) e de Oliveira (1995), e nos apoiamos também na compreensão de leitura (MARTINS, 1988), na relação tríade bebê o livro e o mediador (REYS, 2010) e letramento literário (COSSON, 2014). A metodologia desta pesquisa foi de abordagem qualitativa, tratando-se de uma pesquisa de campo a partir da realização de uma entrevista individual semiestruturada e com perguntas abertas, a fim de analisar a interação triádica livrocuidadorcriança, de responsáveis por crianças de seis meses a quatro anos, todos moradores de cidades do Campo das Vertentes. Os resultados mostram que a prática de leitura compartilhada ajuda a fortalecer os laços familiares, cria memórias e auxilia na habilidade socioemocional e afetiva da criança com os pais e responsáveis. A leitura com as crianças se mostrou uma boa oportunidade de conexão social e afetiva, principalmente com os pais e cuidadores e no auxílio para a criação de uma base sólida para o aprendizado futuro. Diante disso, constata-se que a prática de leitura compartilhada contribui para o desenvolvimento das crianças nos seus primeiros anos de vida.
Abstract: This research starts from the premise that the baby-book-mediator triadic relationship can be an example of the practice of these primary experiences, which serve as a basis for the necessary stimuli for this phase of life that the practice of shared reading can help professionals of education, parents and specialists in the development of childrens various skills, in addition to, of course, being able to strengthen the emotional bond with the caregiver or guardian. In view of this, the present study addressed and reflected on how the experience of shared reading in the first years of childrens lives can contribute to their social, affective, motor and cognitive development. Thus, this research had the general objective of identifying and understanding how shared reading experiences are carried out in the family environment, with the purpose of verifying the main contributions of this process in the development of children from six months to four years old, considering the cognitive, affective and affective aspects. , motor and social. To help with the reflection, we sought ideas from the contributions of historical-cultural psychology, exploring the concept of mediation by Vygotsky (1998) and Oliveira (1995), and we also relied on reading comprehension (MARTINS, 1988), in the baby triad relationship the book and the mediator (REYS, 2010) and literary literacy (COSSON, 2014). The methodology of this research was a qualitative approach, being a field research from the accomplishment of a semi-structured individual interview and with open questions, in order to analyze the triadic interaction bookcaregiverchild, of guardians of six-year-old children. months to four years, all residents of cities in Campo das Vertentes. The results show that the practice of shared reading helps to strengthen family ties, creates memories and helps the childs socio-emotional and affective skills with parents and guardians. Reading with children proved to be a good opportunity for social and affective connection, especially with parents and caregivers and in helping to create a solid foundation for future learning. In view of this, it appears that the practice of shared reading contributes to the development of children in their first years of life.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Fernanda Cristina Alves e Universidade Federal de Lavras
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