Título: A Formação Integral e sua Relação com a Brincadeira e o Folclore
Título alternativo: Integral Education and its Relationship with Play and Folklore
Autoria de: Joelma de Paula
Orientação de: Vanderlei Barbosa
Presidente da banca: Vanderlei Barbosa
Primeiro membro da banca: Estela Aparecida Oliveira Vieira
Segundo membro da banca: Francisca de Paula Vitor David Oliveira
Palavras-chaves: Educação Infantil, Brincadeira, Folclore, Lúdico, Aprendizagem
Data da defesa: 05/09/2022
Semestre letivo da defesa: 2022-1
Data da versão final: 19/09/2022
Data da publicação: 19/09/2022
Referência: Paula, J. d. A Formação Integral e sua Relação com a Brincadeira e o Folclore . 2022. 17 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: A temática sob a qual o presente trabalho se debruça está na reflexão pedagógica sobre as contribuições da brincadeira e do folclore para a formação integral do educando da etapa da Educação Infantil. Nosso ponto de partida são as afirmações presentes em diversos documentos a respeito da educação brasileira que indicam que esta possui três finalidades a formação para a cidadania e para o mundo do trabalho, e o pleno desenvolvimento do educando. Depois disso, o artigo mostra como a brincadeira é encontrada nos documentos sobre a etapa aqui estudada. Para enriquecer o debate, buscou-se mostrar de que maneira a pedagogia, a filosofia e a sociologia compreendem que a brincadeira e o folclore podem contribuir com essa formação integral proposta pelos documentos.
Abstract: This present article aims to analyze the relationship between the complete formation of students, plays and folklore. In a more specific way, we aim to analyze this in the Childhood education phase. The propositions find in a variety of legal documents about Brazilian education are our starting point. In these documents, we find three goals of Brazilian educational system the formation to the citizenship and to the work, and the complete development of the student. After this, this article shows how plays can be find in the documents about childhood education. For make our point about this relationship more strength, we show how pedagogy, philosophy and sociology understand how plays and folklore can contribute to this full development. 1
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Joelma de Paula e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo