Título: NIILISMO E MAL ESTAR NA PROFISSÃO DOCENTE
Autoria de: Kathia Vasconcelos de Paulo
Orientação de: Carlos Betlinski
Presidente da banca: Carlos Betlinski
Primeiro membro da banca: Maurício Inácio dos Santos
Segundo membro da banca: Vanderlei Barbosa
Palavras-chaves: Niilismo, Ressentimento, Mal estar docente, Formação cultural, Nietzsche
Data da defesa: 17/08/2022
Semestre letivo da defesa: 2022-1
Data da versão final: 18/09/2022
Data da publicação: 18/09/2022
Referência: Paulo, K. V. d. NIILISMO E MAL ESTAR NA PROFISSÃO DOCENTE. 2022. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: RESUMO O presente artigo analisa o tema da formação profissional de professores com foco no niilismo e no mal estar docente. Como problema que nos guiou nessa investigação elege-se a seguinte pergunta o pensamento sobre estética de Nietzsche poderá ser aplicado para a superação do niilismo e do mal estar docente? Temos como objetivos identificar a presença de aspectos ou características niilistas que geram o mal estar docente e propor estratégias de afirmação de valores estéticos para a superação dessa condição que afeta a profissão docente. Justifica-se trabalhar com o tema na perspectiva Estética Nietzschiana, o fato de se observar a presença de desânimo, da decadência da formação cultural, da desesperança dos profissionais da educação que atuam nas instituições de ensino, e que, não encontram motivação para realizar o seu trabalho com satisfação diante aos vários desafios encontrados por eles no cotidiano escolar. A investigação foi do tipo exploratória, o método foi a hermenêutica, ao qual pudemos contar com o auxílio de alguns pensadores como Friedrich Wilhelm Nietzsche e Theodor Adorno, que nos proporcionaram uma análise educacional dos fenômenos anteriormente abordados e que ainda então presentes nos tempos atuais.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Kathia Vasconcelos de Paulo e Universidade Federal de Lavras
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