Título: A afetividade na educação infantil- pensar as emoções no processo de ensino-aprendizagem
Autoria de: Ubanize Aparecida da Silva Carvalho
Orientação de: Alexandre Filordi de Carvalho
Presidente da banca: Alexandre Filordi de Carvalho
Primeiro membro da banca: Eliasaf Rodrigues de Assis
Segundo membro da banca: Vania Cristina de Lima Laurente
Palavras-chaves: afetividade, educação, emoções, escola, relações
Data da defesa: 01/09/2022
Semestre letivo da defesa: 2022-1
Data da versão final: 17/09/2022
Data da publicação: 17/09/2022
Referência: Carvalho, U. A. d. S. A afetividade na educação infantil- pensar as emoções no processo de ensino-aprendizagem. 2022. 17 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: A problemática da afetividade perpassa os processos de ensino-aprendizagem que permeiam as escolas. Assim, faz-se necessário pesquisar a importância da afetividade na educação e seus seguimentos, a fim de se compreender como as emoções afetam as relações. Para tanto, é necessário analisar uma discussão acerca da Psicologia Histórico-Cultural. Além disso, alguns conceitos mostram-se relevantes para as discussões- funções psicológicas, signos, sentimentos, emoções, sentido e significado, na medida em que se realiza uma pesquisa bibliográfica. Diante disso, o presente trabalho defende a essencialidade do ato de educar, com a escuta ativa, o olhar atento e a indissociável relação escola e cominudade.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Ubanize Aparecida da Silva Carvalho e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo