Título: SUPERVISÃO PEDAGÓGICA O ARCABOUÇO LEGAL E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL
Título alternativo: PEDAGOGICAL SUPERVISION THE LEGAL FRAMEWORK AND THE CONSTRUCTION OF PROFESSIONAL IDENTITY
Autoria de: Juan Jonatha Noronha Del Giudice
Orientação de: Paulo Henrique Arcas
Presidente da banca: Paulo Henrique Arcas
Primeiro membro da banca: Braian Garrito Veloso
Segundo membro da banca: Regilson Maciel Borges
Palavras-chaves: Supervisão Pedagógica, Coordenação Pedagógica, Identidade Profissional, Especialistas em Educação, Redes de Ensino
Data da defesa: 15/09/2022
Semestre letivo da defesa: 2022-1
Data da versão final: 19/09/2022
Data da publicação: 19/09/2022
Referência: Giudice, J. J. N. D. SUPERVISÃO PEDAGÓGICA O ARCABOUÇO LEGAL E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL. 2022. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: O presente estudo, de natureza documental, tem o objetivo de aprofundar as discussões sobre o que concerne à identidade da supervisão pedagógica no país, bem como seu desdobramento na articulação de um ensino de qualidade. Para isso, fez-se necessário compreender a trajetória histórica da supervisão pedagógica desde sua primeira aparição na história na organização das sociedades e suas contribuições nos contextos históricos até os dias de hoje. Buscou-se compreender as atuais atribuições deste profissional nas diferentes redes estaduais de ensino. Para tanto, foi realizada uma busca exploratória de forma amostral nos sítios das Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e nos documentos e legislações oficiais que dispõem sobre o magistério público. A amostra selecionada se refere às redes estaduais do Acre (AC) Bahia (BA) Distrito Federal (DF) Mato Grosso do Sul (MS) Minas Gerais (MG) Pernambuco (PE) Rio Grande do Sul (RS) Rondônia (RO) Santa Catarina (SC) e São Paulo (SP). A escolha destas redes justifica-se, primeiramente, pela relevância de cada uma no cenário educacional brasileiro e regional e pela disponibilidade de dados nos sítios web das secretarias. A partir dos dados colhidos foram selecionadas algumas categorias de análise as quais são o perfil do supervisor pedagógico no âmbito do sistema público educacional a denominação dada ao cargo ou função a forma de ingresso tipo de admissão funcional formação requerida e atividades exercidas atribuídas à supervisão pedagógica. Com base nesses dados foi realizada uma análise de base epistemológica em que é possível depreender algumas semelhanças e diferenças nas atribuições oficiais, mas em suma nota-se uma dissonância nos critérios que determinam a atuação deste profissional, que dificultam na constituição de uma identidade coesa em todo território nacional, logo na gestão de um ensino de qualidade. Por fim, concluise que mesmo diante da grande relevância que tem a supervisão pedagógica, as redes de ensino ainda não revelam a sua importância, visto a falta de instâncias de formação específica, a insuficiência de documentos que dispõem sobre suas atribuições e a desarmonia nacional na constituição de uma identidade para a supervisão pedagógica.
Abstract: The present study, by documental nature, aims to deepen the discussions about the identity of the pedagogical supervision in the country, as well as its deployment on a quality education. For this reason, it was necessary to understand the historical trajectory of the pedagogical supervisor since its first appearance in history in the organization of societies, and its contributions in the development of the historical contexts until the present day. So then, we seek to understand the current attributions of this professional in the different school chains of the country. As a result, an exploratory search was carried out in a sample form on the websites of the State Departments of Education - SDE and in the official documents and legislation that provide for public education. The selected sample of the states was about Acre (AC) Bahia (BA) Distrito Federal (DF) Mato Grosso do Sul (MS) Minas Gerais (MG) Pernambuco (PE) Rio Grande do Sul (RS) Rondônia (RO) Santa Catarina (SC) and São Paulo (SP). The choice of these states is justified by the availability of data on the websites. From the data collected, some categories of analysis were selected, which is the profile of the pedagogical supervisor on the public education system the denomination (its name) the entrance type of admission required academic formation and activities performed assigned to the pedagogical supervisor. Based on these data, an epistemological analysis was carried out in which it is possible to infer some similarities and differences in the official attributions, but in short, there is a dissonance in the criteria that determine the performance of this professional, which imply the constitution of a cohesive identity in throughout the national territory, therefore in the management of a quality education. Finally, it is concluded that even in the face of the great importance that the pedagogical supervisor has, the education system still does not reveal their importance, given the lack of specific formation instances, the insufficiency of documents that have about their attributions and a national disharmony in the constitution of an identity for the Pedagogical Supervisor.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Juan Jonatha Noronha Del Giudice e Universidade Federal de Lavras
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