Título: APROXIMAÇÕES COM A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA UMA EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE PEDAGOGIA
Título alternativo: Aproximations to Critical Historical Pedagogy An Experience of the Pedagogical Residence of the Pedagogy Course
Autoria de: Nayane Aparecida Souza Prado
Orientação de: Francine de Paulo Martins Lima
Presidente da banca: Francine de Paulo Martins Lima
Primeiro membro da banca: José Antonio de Araujo Andrade
Segundo membro da banca: Livia Almeida Passos
Palavras-chaves: Pedagogia Histórico Crítica, psicologia histórico cultural, residência pedagógica, atividade de estudo, pedagogia
Data da defesa: 15/09/2022
Semestre letivo da defesa: 2022-1
Data da versão final: 22/09/2022
Data da publicação: 22/09/2022
Referência: Prado, N. A. S. APROXIMAÇÕES COM A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA UMA EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE PEDAGOGIA. 2022. 60 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: A Pedagogia Histórico Crítica (PHC) desenvolvida por Saviani (2018), tem suas bases filosóficas em Marx, que por meio do materialismo histórico dialético compreende a constituição da sociedade pela materialidade das relações de poder e do trabalho. Ensinar neste contexto é percebido enquanto fonte de humanização, justificando a especificidade do fenômeno educativo. Destaca-se que vários são os desafios para a aproximação desta teoria às práticas escolares. Em resposta a essa demanda, este trabalho visa evidenciar questões centrais da atividade de estudo na perspectiva histórico cultural destacando seus posicionamentos teóricos e de que forma a escrita reflexiva de participantes do programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia PresencialUFLA edital nº12021 se aproximou dessa perspectiva. A partir de categorias de análise delineadas a priori, sob contribuição de Galvão, Lavoura e Martins (2019), evidenciam-se aproximações teórico-metodológicas do programa com a Pedagogia Histórico Crítica. As residente
Abstract: The Historical Critical Pedagogy (PHC) developed by Saviani (2018), has its philosophical foundations in Marx, who through dialectical historical materialism understands the constitution of society through the materiality of power and work relations. Teaching in this context is perceived as a source of humanization, justifying the specificity of the educational phenomenon. It is noteworthy that there are several challenges for the approximation of this theory to school practices. In response to this demand, this work aims to highlight central issues of the study activity in the historical-cultural perspective, highlighting their theoretical positions and to what extent the reflective writing of participants of the Pedagogical Residence program of the On-site Pedagogy course UFLA public notice nº12021 approached from that perspective. From the analysis categories outlined a priori, under the contribution of Galvão, Lavoura and Martins (2019), theoretical-methodological approximations of the program with Cri
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Nayane Aparecida Souza Prado e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo