Título: A INVESTIGAÇÃO DIDÁTICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO CONTEXTO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Autoria de: Nathália Garcia Fernandes
Orientação de: Francine de Paulo Martins Lima
Presidente da banca: Francine de Paulo Martins Lima
Primeiro membro da banca: Regilson Maciel Borges
Segundo membro da banca: Natany Avelar
Palavras-chaves: Residência Pedagógica, Registro Reflexivo, Investigação Didática, Formação de Professores, Alfabetização
Data da defesa: 16/09/2022
Semestre letivo da defesa: 2022-1
Data da versão final: 22/09/2022
Data da publicação: 22/09/2022
Referência: Fernandes, N. G. A INVESTIGAÇÃO DIDÁTICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO CONTEXTO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. 2022. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: No contexto educacional, as discussões teóricas sobre formação inicial de qualidade e efetiva não são novidade. Além disso, são discutidas as qualificações necessárias para o processo de formação, com o objetivo de aprimorar essa etapa de ensino e aprendizado, por meio de iniciativas e programas. Assim, o objetivo geral apresenta-se analisar a Investigação Didática como dispositivo para a formação docente no âmbito do programa Residência Pedagógica. Como objetivo específico pretende-se evidenciar as mudanças de concepções na prática docente e como a investigação didática pôde possibilitar o avanço nas estratégias de ensino durante a pandemia de Covid-19. Portanto, como procedimento metodológico, foi realizada uma pesquisa qualitativa, do tipo análise documental, em que analisados os registros reflexivos de uma residente integrante da Residência pedagógica do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Lavras, acerca da investigação didática realizada ao longo do programa. Os resultados evidenciaram a importância das reflexões acerca do processo de escrita, dos registros reflexivos e a evolução do olhar investigativo da residente que culminaram nos processos de ensino-aprendizagem com foco no ler e escrever e de seus usos sociais. Nesse sentido, esse estudo corroborou para a construção da formação inicial e da profissionalidade docente, pois possibilitou um novo olhar para a docência nos anos iniciais do ensino fundamental. Em síntese, o processo de investigação didática, no contexto da Residência Pedagógica, proporcionou ricas experiências teóricas e práticas e, notadamente, contribuiu para a reflexão sobre a prática pedagógica e seu aprimoramento.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Nathália Garcia Fernandes e Universidade Federal de Lavras
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