Título: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA E O LÚDICO COMO MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA
Título alternativo: THE DIDACTIC SEQUENCE AND THE PLAYFUL AS A PEDAGOGICAL MEDIATION
Autoria de: Flavia Pereira de Alvarenga
Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari
Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Segundo membro da banca: Ludmila Magalhaes Naves
Palavras-chaves: Educação Infantil, Ensino de Matemática, Ludicidade, Brincadeira, Documentos Norteadores
Data da defesa: 05/09/2022
Semestre letivo da defesa: 2022-1
Data da versão final: 26/09/2022
Data da publicação: 26/09/2022
Referência: Alvarenga, F. P. d. A SEQUÊNCIA DIDÁTICA E O LÚDICO COMO MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. 2022. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: O presente trabalho busca apresentar uma sequência didática com atividades de matemática na educação infantil com propostas pedagógicas lúdicas. Como referencial teórico, este estudo se embasou na concepção de ludicidade de Kishimoto e nos estudos aplicados da matemática de Lorenzato (2011) e documentos norteadores da Educação Infantil. Alguns dos temas abordados na construção da escrita são construção da educação infantil, direitos da criança, o lúdico e a matemática. A educação infantil passou por várias mudanças ao longo dos anos para chegar da maneira que vemos hoje. A fim de valorizar essa fase importante que conquistou espaço e direito para as crianças, essa pesquisa foi construída baseada nos anos iniciais da vida escolar das crianças. Com o intuito de ir mais além, a presente pesquisa aborda visões amplas sobre o lúdico e a matemática, evidenciando por fim, que a construção de uma base sólida para a aprendizagem da matemática na Educação Infantil refletirá de forma positiva anos mais tarde na matemática enigmática.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Flavia Pereira de Alvarenga e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo