SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: O Ensino Religioso na Educação Infantil

Título alternativo: Religious Education in Early Childhood Education

Autoria de: Isabela Aparecida Andrade Silva

Orientação de: Vanderlei Barbosa

Coorientação de: Fernanda Barbosa Ferrari

Presidente da banca: Vanderlei Barbosa

Primeiro membro da banca: Francisca de Paula Vitor Davi Oliveira

Segundo membro da banca: Ângelo Constâncio Rodrigues

Palavras-chaves: Religião, Ensino, Educação, infantil, O enigma da religião.

Data da defesa: 05/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 19/09/2022

Data da publicação: 19/09/2024

Referência: Silva, I. A. A. O Ensino Religioso na Educação Infantil. 2022. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar o tema da religião na educação infantil. Para analisar o tema proposto recorre-se ao livro O Enigma da Religião, de Rubem Alves, como referencial teórico e como problema de investigação elege-se a seguinte perguntacomo a religião pode contribuir para a formação integral da criança? Tem-se como objetivos identificar a presença de aspectos ou características religiosas e propor estratégias de afirmação de valores éticos para a formação humana. Justifica-se trabalhar com o tema na perspectiva de Rubem Alves, o fato de se observar a presença da espiritualidade na formação cultural que perpassa o cotidiano escolar. Pretende-se aprofundar a compreensão do tema proposto e contextualizar o problema investigado a partir de uma pesquisa exploratória com procedimentos bibliográficos, ao qual podemos contar com o auxílio de Rubem Alvese também com a análise documental da legislação brasileira. Como resultados da investigação verifica-se que devido à complexidade pr

Abstract: This article aims to analyze the theme of religion in early childhood education. To analyze the proposed theme, the book O Enigma da Religião, by Rubem Alves, is used as a theoretical reference and as a research problem, the following question is chosen how can religion contribute to the integral formation of the child? The objective is to identify the presence of religious aspects or characteristics and to propose strategies of affirmation of ethical values for the human formation. It is justified to work with the theme from the perspective of Rubem Alves, the fact of observing the presence of spirituality in the cultural formation that permeates the school routine. It is intended to deepen the understanding of the proposed theme and contextualize the investigated problem from an exploratory research with bibliographic procedures and to which we can count on the help of Rubem Alves and also with the documentary analysis of Brazilian legislation. As a result of the investigation, it appears that du

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20221201711113

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Isabela Aparecida Andrade Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo