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Título: O DESENVOLVIMENTO INFANTIL A PARTIR DO AFETO E DAS EMOÇÕES NAS AULAS DE MÚSICA POSSIBILIDADES PARA REFLEXÕES DOCENTES

Título alternativo: CHILD DEVELOPMENT BASED ON AFFECT AND EMOTIONS IN MUSIC LESSONS POSSIBILITIES FOR TEACHING REFLECTIONS

Autoria de: Julia Lima Pereira

Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Coorientação de: Leticia Silva Ferreira

Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Primeiro membro da banca: Letícia Silva Ferreira

Segundo membro da banca: Estela Aparecida Oliveira Vieira

Terceiro membro da banca: Danuza Roberta Pereira Lima

Palavras-chaves: Competência emocional, Benefícios da música, Desenvolvimento Infantil, Afeto, Música

Data da defesa: 05/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 26/09/2022

Data da publicação: 26/09/2022

Referência: Pereira, J. L. O DESENVOLVIMENTO INFANTIL A PARTIR DO AFETO E DAS EMOÇÕES NAS AULAS DE MÚSICA POSSIBILIDADES PARA REFLEXÕES DOCENTES. 2022. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O interesse pelo estudo das emoções na educação tem crescido nos últimos anos. Alguns desafios modernos, como a adaptação constante a novos cenários ou a necessidade de trabalho em equipe, justificam a introdução da competência emocional nos sistemas educacionais, enquanto diversos estudos confirmam a relação entre afetividade, música e inteligência emocional. O objetivo deste trabalho foi abordar e investigar a importância e o efeito da afetividade no desenvolvimento das crianças da Educação Infantil a partir das musicalização. A metodologia caracteriza-se como revisão de literatura, cuja principal referência é Henri Wallon, porém, não deixando de mencionar Piaget, La Taille, Vygotsky, Paulo Freire, Rubem Alves, dentre outros. Os resultados encontrados na literatura demonstram diversos efeitos benéficos da afetividade nos aspectos afetivo, cognitivo e social, assim como a música, que auxilia no desenvolvimento infantil no que tange à inteligência emocional, desempenho acadêmico e habilidades pró-sociais. Conclui-se que afetividade e música devem ser inseridas nas práticas educacionais. A música, conforme preconiza a legislação brasileira, deve ser utilizada como ferramenta educacional. Nesse sentido, também é importante que os docentes sejam capacitados e orientados sobre a importância e obrigatoriedade da introdução desse componente nas práticas de ensino.

Abstract: Interest in the study of emotions in education has grown in recent years. Some modern challenges, such as the constant adaptation to new scenarios or the need for teamwork, justify the introduction of emotional competence in educational systems, while several studies confirm the relationship between affectivity, music and emotional intelligence. The objective of this work was to approach and investigate the importance and the effect of the affectivity in the development of the children of the Infantile Education from the musicalization. The methodology is characterized as a literature review, whose main reference is Henri Wallon, however, not forgetting to mention Piaget, La Taille, Vygotsky, Paulo Freire, Rubem Alves, among others. The results found in the literature demonstrate several beneficial effects of affectivity in the affective, cognitive and social aspects, as well as music, which helps in child development in terms of emotional intelligence, academic performance and prosocial skills. It is concluded that affectivity and music must be inserted in educational practices. Music, as recommended by Brazilian legislation, should be used as an educational tool. In this sense, it is also important that teachers are trained and oriented on the importance and obligation of introducing this component in teaching practices.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20221201611462

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Julia Lima Pereira e Universidade Federal de Lavras

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