Título: ORALIDADE E LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL UM OLHAR PARA OS DOCUMENTOS OFICIAIS
Autoria de: Maria Rosa Wallwitz Cardoso
Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Primeiro membro da banca: Claudia Roquini Nascimento
Segundo membro da banca: Adriana Pryscilla Duarte de Melo
Palavras-chaves: Educação Infantil, oralidade, leitura, contação de histórias, documentos oficiais
Data da defesa: 21/03/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 20/04/2022
Data da publicação: 20/04/2022
Referência: Cardoso, M. R. W. ORALIDADE E LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL UM OLHAR PARA OS DOCUMENTOS OFICIAIS. 2022. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: No presente trabalho propõe??se uma reflexão sobre a questão da importância da leitura literária e contação de histórias como um recurso pedagógico para o desenvolvimento da oralidade na educação infantil. Diante disso, assume-se como objetivo geral investigar como o trabalho pedagógico com a oralidade em autores como, Augusto (2011), Vygotsky (1994), Goulart (2018) entre outros, e para análise legal, uma investigação do que está descrito em documentos oficiais Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 1998), a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e os cadernos de ormação do projeto ????Leitura e Escrita na educação infantil???? (BRASIL, 2016). Para isso, realizou-se uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa, a partir do estudos dos documentos. O estudo dos documentos tornou possivel caracterizar a importância que tem o trabalho com a oralidade das crianças e a riqueza de atividades que podem e devem ser desenvolvidas, com intuito de ajudar a criança a desenvolver a capacidade de expressão oral, socializar??se, desenvolver a autonomia, o pensamento, enriquecer o voca bulário, construir o conhecimento, dentre outros, por meio do reconto de história, poesia, leitura, roda de conversa, dramatização, fantoches, e outras. O estudo permitiu ainda constatar o valor ao trabalho com a oralidade, e reconhecer que é de fundamental importância dedicar um tempo especial para a inclusão destas atividades no cotidiano da criança.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54861
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Maria Rosa Wallwitz Cardoso e Universidade Federal de Lavras
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