Título: MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E AFETIVIDADE EM BUSCA DE EVIDÊNCIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Título alternativo: PEDAGOGICAL MEDIATION AND AFFECTIVITY IN SEARCH OF EVIDENCE IN THE LITERACY PROCESS
Autoria de: Gleyciane Moreira Januario dos Santos
Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Presidente da banca: Profa. Dra. Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Primeiro membro da banca: Cláudia Roquini Nascimento
Segundo membro da banca: Juliana Paula de Oliveira Gomes
Palavras-chaves: Afetividade, Alfabetização, Mediação Pedagógica, Relação professor-aluno, Aprendizagem
Data da defesa: 25/02/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 23/03/2022
Data da publicação: 23/03/2022
Referência: Santos, G. M. J. d. MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E AFETIVIDADE EM BUSCA DE EVIDÊNCIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. 2022. 58 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: A racionalidade e a afetividade convergem no desenvolvimento dos indíviduos e, sendo assim, os aspectos afetivos e emocionais são substancialmente importantes para a desenvolução do processo pedagógico. Sendo o ser humano um ser social, as relações e interações atuam diretamente na construção da linguagem, abarcando todo o desenvolvimento intrapsiquíco, de modo que a dimensão cognitiva se edifique através da comunicação e de suas correspondências afetivas. Para que os propósitos educativos tenham funcionalidade prática intelectual, é necessário estimula igualmente os aspectos racionais e emocionais. A presente pesquisa objetiva investigar a compreensão de professoras sobre mediação pedagógica e afetividade no processo de alfabetização, motivada pela atual situação educacional a nível nacional, que apresenta elevados índices de analfabetismo funcional e notáveis taxas de evasão escolar. Sendo assim, é preciso prescrutar as propostas pedagógicas e o modo de ação do corpo docente diante da realidade familiar e a diversidade cultural e econômica dos alunos. São explorados aqui estudos baseados na visão da Psicologia Histórico-Cultural de L. S. Vygostsky e concepções sobre afetividade segundo H. Wallon, com abordagem sobre atuações na mediação pedagógica. Buscou-se refletir sobre como as atitudes e pareceres dos docentes responsáveis pela afabetização agem nos âmbitos afetivos positiva ou negativamente sobre discentes, e como contribuir para que as ações dos educadores tenham efeitos transformadores e progressistas na alfabetização e na formação de cidadãos críticos e reflexivos, para que contribuam para o desenvolvimento da sociedade e atuem autonomamente em seus próprios contextos sociais.
Abstract: Rationality and affectivity converge in the development of individuals and, therefore, affective and emotional aspects are substantially important for the development of the pedagogical process. Since the human being is a social being, relationships and interactions act directly in the construction of language, covering the entire intrapsychic development, so that the cognitive dimension is built through communication and its affective correspondences. For educational purposes to have practical intellectual functionality, it is necessary to equally stimulate the rational and emotional aspects. This research aims to investigate teachers understanding of pedagogical mediation and affectivity in the literacy process, motivated by the current national educational situation, which has high levels of functional illiteracy and notable dropout rates. Therefore, it is necessary to scrutinize the pedagogical proposals and the way of action of the teaching staff in the face of the family reality and the cultural and ec
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54882
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Gleyciane Moreira Januario dos Santos e Universidade Federal de Lavras
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