SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: A MATEMÁTICA E AS ARTES FORMAS GEOMÉTRICAS NAS ARTES VISUAIS

Título alternativo: MATHEMATICS AND ARTS GEOMETRIC SHAPES IN VISUAL ARTS

Autoria de: Brenda Alves

Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari

Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Segundo membro da banca: Ludmila Magalhaes Naves

Palavras-chaves: Arte, Matemática, Geometria, Sequência didática, Educação infantil.

Data da defesa: 01/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 25/04/2022

Data da publicação: 25/04/2022

Referência: Alves, B. A MATEMÁTICA E AS ARTES FORMAS GEOMÉTRICAS NAS ARTES VISUAIS. 2022. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: A presente monografia elege como objetivo apresentar uma sequência didática com artes plásticas para o ensino da matemática na Educação Infantil, visando a melhoria do ensino através das atividades pedagógicas que contemplem a matemática voltada para a geometria e suas formas nas artes visuais. Para unir o ensino da Arte e da Matemática, optou-se por utilizar as obras do artista plástico Gustavo Rosa que explora em suas produções as formas geométricas e as cores. Por meio desse trabalho foi possível, portanto, pensar em atividades de releitura que sejam capazes de desenvolver bem esses aspectos, principalmente no que tange à aproximação do ensino da arte e da geometria. Valorizando a arte e colocando a matemática em um lugar mais próximo à realidade dos alunos, buscando caminhos que possibilitem o desenvolvimento do discente e a compreensão do conteúdo estudado, a fim de construir novos saberes sobre o que é a arte e o que é a geometria e suas diversas manifestações.

Abstract: The present monograph chooses as objective to present a didactic sequence with plastic arts for the teaching of mathematics in Early Childhood Education, aiming at the improvement of teaching through pedagogical activities that include mathematics focused on geometry and its forms in the visual arts. To unite the teaching of Art and Mathematics, it was decided to use the works of the plastic artist Gustavo Rosa, who explores geometric shapes and colors in his productions. Through this work, it was possible, therefore, to think of re-reading activities that can develop these aspects well, especially regarding the approximation of the teaching of art and geometry. Valuing art and placing mathematics in a place closer to the reality of students, seeking ways that enable the students development and understanding of the studied content, in order to build new knowledge about what art is and what geometry is and its various manifestations.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20212201721179

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54857

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Brenda Alves e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo