SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: Processos de reflexão sobre a docência e o PIBID possibilidades de elaboração de conhecimentos profissionais

Título alternativo: Reflection processes on teaching and PIBID possibilities for developing professional knowledge

Autoria de: Thaynara de Carvalho Pereira

Orientação de: Francine de Paulo Martins Lima

Presidente da banca: Francine de Paulo Martins Lima

Primeiro membro da banca: Kelly Cristina Teixeira Lazarini

Segundo membro da banca: Livia Almeida Passos

Palavras-chaves: Formação inicial, Professor reflexivo, Programa institucional, Identidade, Pedagogo

Data da defesa: 18/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 01/05/2022

Data da publicação: 01/05/2022

Referência: Pereira, T. d. C. Processos de reflexão sobre a docência e o PIBID possibilidades de elaboração de conhecimentos profissionais. 2022. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: A construção de saberes na formação inicial de professores é a base para a consolidação de futuros profissionais competentes, críticos e reflexivos sobre a sua atuação, que, com base nos conhecimentos, saiba superar as dificuldades e adversidades que permeiam a prática pedagógica, assim como o chão da escola. Na graduação dos cursos de licenciatura, para além das questões práticas obrigatórias, emergem alguns programas de iniciação à docência como o PIBID, que oportuniza a elaboração de conhecimentos profissionais e, ao mesmo tempo, configuram-se iniciativas que vão ao encontro de uma formação de qualidade, pois forma o professor dentro do seu campo de atuação a escola. Sendo assim, o presente trabalho tem o intuito de analisar as qualificações de programas institucionais, para a constituição de profissionais críticos e reflexivos sobre o seu trabalho. Para tanto, ancorou-se a referenciais como Freire (1997), Nóvoa (2009 e 2019), Pimenta (2002), Tardif (2002), Gatti (2012), entre outros, que discutem como a primazia da formação reflexiva. A pesquisa, que tem cunho qualitativa e exploratória, analisa os registros reflexivos de pibidianas do curso de Pedagogia presencial da Universidade Federal de Lavras, buscando responder a seguinte problemática Como os processos de reflexão sobre a prática pedagógica no contexto do Pibid, permitem a elaboração de conhecimentos profissionais sobre a docência? Como resultado, evidenciou-se a primazia do programa, como um espaço que oportuniza a aproximação com o chão da escola, bem como a construção de uma identidade profissional pautada na reflexão, diálogo e pesquisa permanente.

Abstract: The construction of knowledge in initial teacher education is the basis for the consolidation of future professionals who are competent, critical and reflective about their work, and who, based on knowledge, are able to overcome the difficulties and adversities that permeate the pedagogical practice, as well as the school ground. In the undergraduate courses, besides the obligatory practical issues, some programs of initiation to teaching such as the PIBID emerge, which provides an opportunity for the development of professional knowledge and, at the same time, are initiatives that go towards quality education, because they form the teacher within hisher field of action the school. Thus, the present work aims to analyze the qualifications of institutional programs, for the instruction of critical and reflective professionals about their work. For this, by means of a qualitative and exploratory research, the reflective records of pibidianas from the Pedagogy course in the Federal University of Lavras were analyzed, seeking to answer the following problem How do the reflection processes about the pedagogical practice in the context of Pibid allow the elaboration of professional knowledge about teaching? As a result, it was evidenced the primacy of the program as a space that provides an opportunity to approach the school ground, as well as the construction of a professional identity based on reflection, dialogue and permanent research.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20212201721022

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54879

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Thaynara de Carvalho Pereira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo