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Título: Leitura literária na educação infantil entre orientações dos documentos oficiais e ações docentes

Autoria de: Louise Lene das Gracas Manoel

Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Primeiro membro da banca: Letícia Silva Ferreira

Segundo membro da banca: Melina C. Botelho

Palavras-chaves: Leitura literária, Educação Infantil, Documentos oficiais, Ações docentes, Leitores.

Data da defesa: 22/03/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 27/04/2022

Data da publicação: 27/04/2022

Referência: Manoel, L. L. d. G. Leitura literária na educação infantil entre orientações dos documentos oficiais e ações docentes . 2022. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: Considerando a importância da leitura literária para o desenvolvimento educativo e a formação integral dos sujeitos, o presente trabalho busca refletir sobre os caminhos necessários para que, desde a educação infantil, a leitura seja trabalhada de acordo com os propósitos que os documentos oficiais orientam, como também as ações docentes que contribuem para a formação de novos leitores. Para isso, esta pesquisa tem como objetivo trazer reflexões acerca da leitura literária na educação infantil a partir de duas vertentes uma ancorada nas orientações dos documentos oficiais da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e dos Cadernos da Coleção ??Leitura e Escrita na educação Infantil?? (BRASIL, 2016), outra nas descrições de propostas pedagógicas desenvolvidas pelas professoras que atuam na educação infantil. Para isso desenvolvemos uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa, a partir dos estudos dos documentos oficiais da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e dos cadernos da Coleção ??Leitura e Escrita na educação Infantil?? (BRASIL, 2016), para posteriormente realizarmos uma pesquisa de campo a partir da realização de um questionário com professoras que atuam na educação infantil. Buscamos ressaltar o quanto a leitura possibilita novos olhares e novas percepções, para os educadores e seus educandos, permitindo que os conhecimentos sejam compartilhados e auxiliem para que a prática da leitura literária possa romper com o ensino tradicionalista.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20212201721012

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54906

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Louise Lene das Gracas Manoel e Universidade Federal de Lavras

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