Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO REMOTO NO CURSO DE PEDAGOGIA RESSIGNIFICAÇÃO DA DOCÊNCIA A PARTIR DE NOVAS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS.
Autoria de: Vanessa Torres da Silva
Orientação de: Giovanna Rodrigues Cabral
Presidente da banca: Professora Giovanna Rodrigues Cabral (Ufla)
Primeiro membro da banca: Professora Ilsa do Carmo Vieira Goulart (Ufla)
Segundo membro da banca: Professora Fernanda Ferrari (Ufla)
Palavras-chaves: Pandemia, Estágio Remoto, Atuação Docente, Experiências Formativas, Práxis Pedagógica.
Data da defesa: 08/04/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 01/05/2022
Data da publicação: 01/05/2022
Referência: Silva, V. T. d. ESTÁGIO SUPERVISIONADO REMOTO NO CURSO DE PEDAGOGIA RESSIGNIFICAÇÃO DA DOCÊNCIA A PARTIR DE NOVAS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS.. 2022. 57 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: Compreendendo o estágio supervisionado curricular obrigatório como um campo de conhecimento fundamental para a constituição da prática docente, esta pesquisa busca retratar e refletir sobre as implicações na formação de professorespedagogos no cumprimento desse componente curricular no curso de Pedagogia de uma universidade federal de Minas Gerais no contexto de pandemia da COVID-19. Assim, esse trabalho tem como objetivos realizar um levantamento sobre as discussões relacionadas aos estágios em formato remoto e apresentar as percepções e vivências das pesquisadoras em relação às práticas adotadas para o cumprimento de estágios supervisionados, no sentido de identificar os pontos positivos e negativos das experiências nestes componentes durante a pandemia. Para responder aos objetivos da pesquisa, procurou-se apresentar as estratégias formativas utilizadas para cumprimento desses componentes durante a pandemia investigar trabalhos e pesquisas realizados sobre o tema estágio curricular em cursos de Pedagogia durante a pandemia no Google acadêmico e no site da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa (Anped) nos anos de 2020 e 2021 compreender de que forma as experiências do estágio remoto contribuíram ou não para a formação inicial de estudantes e identificar quais são os desafios e possibilidades de cumprimento do estágio supervisionado em formato remoto. Esse estudo se ancorou no referencial teórico de Pimenta e Lima (20052006), que trazem importantes reflexões acerca de diferentes concepções que são atribuídas ao estágio supervisionado curricular, e o significado dessa experiência profissional na formação docente. Em termos metodológicos trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, inicialmente em um viés exploratório, no intuito de conhecer o que tem sido produzido sobre o tema, posteriormente foi feita uma pesquisa descritiva das experiências vivenciadas pelas pesquisadoras no cumprimento dos estágios remoto, quanto ao procedimento técnico foi utilizado a consulta documental aos planos de ensino e relatórios pessoais dos estágios e das legislações internas da Universidade Federal de Lavras (UFLA) que norteiam a prática pedagógica acerca do estágio, a fim de entender os caminhos tomados no desenvolvimento do estágio de maneira remota na universidade. Ressaltamos que as experiências vivenciadas na realização das diferentes estratégias utilizadas para o cumprimento do estágio supervisionado curricular em formato remoto e, os estudos realizados nesse trabalho transformou nosso processo formativo, de forma que nos oportunizou ressignificar a atuação docente por meio de novas experiências formativas, ampliando o nosso olhar para o contexto educacional e para as complexidades que envolvem a atuação docente.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54841
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Vanessa Torres da Silva e Universidade Federal de Lavras
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