Título: Relações de gênero e Educação Infantil uma análise sobre brincadeiras e interações
Autoria de: Lorraine Neves dos Santos
Orientação de: Carolina Faria Alvarenga
Presidente da banca: Carolina Faria Alvarenga
Primeiro membro da banca: Apolliane Xavier Moreira dos Santos
Segundo membro da banca: Franciane Sousa Ladeira Aires
Palavras-chaves: brincadeiras, DCNEI, Educação Infantil, gênero, interações
Data da defesa: 14/04/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 02/05/2022
Data da publicação: 02/05/2022
Referência: Santos, L. N. d. Relações de gênero e Educação Infantil uma análise sobre brincadeiras e interações. 2022. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: Este artigo aborda questões acerca da importância do gênero na Educação Infantil, entendido como conceito imprescindível para a construção social e das identidades no cotidiano educativo. Teve como objetivo compreender a importância das relações de gênero nas interações e brincadeiras na Educação Infantil, a partir do diálogo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana, documento de autoavaliação institucional participativa, baseado no documento nacional, e o referencial teórico da Sociologia e Pedagogia da Infância. Ao tecer um estudo sobre as interações e brincadeiras como eixo das práticas pedagógicas na Educação Infantil, estabeleço um diálogo sobre as relações de gênero, concebido como campo analítico sobre os direitos fundamentais das crianças. Assim, reflito sobre a importância da intencionalidade da professora na Educação Infantil, da escuta ativa e do acolhimento das diferenças no cotidiano com as crianças ao entrelaçar caminhos que possam promover a igualdade de gênero
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54873
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Lorraine Neves dos Santos e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo