Título: A CONTRIBUIÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Título alternativo: THE CONTRIBUTION OF THE TEACHING SEQUENCE IN THE PROCESS OF TEACHING MATHEMATICS IN CHILD EDUCATION
Autoria de: Aline Cristina da Silva
Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari
Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Primeiro membro da banca: Estela Aparecida Oliveira Vieira
Segundo membro da banca: Ludmila Magalhães Naves
Palavras-chaves: Educação Infantil, Sequência didática, Ensino da matemática, Lúdico, Jogos educativos.
Data da defesa: 18/04/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 02/05/2022
Data da publicação: 02/05/2022
Referência: Silva, A. C. d. A CONTRIBUIÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2022. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: A presente pesquisa discute a importância e as contribuições da sequência didática para o ensino da matemática na Educação Infantil. O objetivo principal da presente pesquisa é propor uma sequência didática para trabalhar as habilidades matemáticas na Educação Infantil. A metodologia adotada na elaboração dessa pesquisa é qualitativa, de natureza básica, com resultados apresentados por meio da análise de pontos de vista das diferentes teorias que tratam o assunto. Logo, será utilizado caráter exploratório de revisões bibliográficas com embasamento teórico em artigos e livros com o objetivo de compreender os comportamentos e as contribuições da sequência didática para o ensino na educação infantil. O procedimento adotado para coleta de dados é a pesquisa bibliográfica, visto que, utilizará referenciais teóricos já analisados. Com isso, chegou-se à conclusão que o uso da sequência didática contribui para o processo de ensino da matemática na Educação Infantil, sendo utilizada de forma a fazer a criança pensar instigar à criação, a sensibilidade, a interação, manipulação, o contato com objetos e auxiliando a criança a compreender situações de classificação. Tudo isso é possível, pois a Educação Infantil possui orientações estabelecidas pela BNCC para que esses aspectos citados sejam trabalhados.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54856
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Aline Cristina da Silva e Universidade Federal de Lavras
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