Título: O PAPEL DE PROFESSORAS EXPERIENTES NA FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE DE FUTURAS PROFESSORAS NO CONTEXTO DO PIBID PEDAGOGIA
Título alternativo: THE ROLE OF EXPERIENCED TEACHERS IN THE FORMATION AND CONSTITUTION OF THE TEACHING PROFESSIONALITY OF FUTURE TEACHERS IN THE CONTEXT OF PIBID PEDAGOGY
Autoria de: Bruna Maria Nascimento
Orientação de: Francine de Paulo Martins Lima
Presidente da banca: Francine de Paulo Martins Lima
Primeiro membro da banca: Kelly Cristina Teixeira Lazarini
Segundo membro da banca: Lívia Almeida Passos
Palavras-chaves: Profissionalidade Docente, Professoras Experientes, Futuras Professoras, Diário reflexivo, PIBID.
Data da defesa: 18/04/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 02/05/2022
Data da publicação: 02/05/2024
Referência: Nascimento, B. M. O PAPEL DE PROFESSORAS EXPERIENTES NA FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE DE FUTURAS PROFESSORAS NO CONTEXTO DO PIBID PEDAGOGIA. 2022. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: Pretendeu-se, neste trabalho, investigar as contribuições das professoras experientes para o desenvolvimento da profissionalidade docente de futuras pedagogas no contexto do PIBID Pedagogia. Para tal, a pesquisa adotou um caráter qualitativo ao realizar uma análise documental de diários de campos escritos por pibidianas. Buscando o êxito deste propósito, a temática da profissionalidade docente foi apresentada com base nas concepções de Ambrosetti e Almeida (2009), Roldão (2007) e Sacristán (1995). Em concordância, para fomentar as discussões acerca da constituição da docência e dos demais aspectos voltados à formação do professor, considerou-se as ideias de Nóvoa (1992 2019), André et al (2017) e Tardif (2002). Ademais, direcionando a percepção acerca dos registros reflexivos, foram contemplados os conhecimentos de Zabalza (2004). A análise dos dados revela que o contato com as professoras experientes corrobora para a constituição da profissionalidade docente de futuras professoras, em aspectos referentes ao acolhimento, afetividade, confiança, autonomia e observação das práticas e cotidiano escolar. Este processo contempla a significação que a profissão carrega socialmente, revisa e reafirma determinadas práticas, supera a discrepância existente entre teoria e prática. Não existe aprendizagem sem olhar para o outro, do mesmo modo, não há formação de conhecimento sem olhar para si próprio. Portanto, a formação do que vem a ser professor é instituída por meio de uma relação que envolve o outro, a si mesmo e a prática pedagógica.
Abstract: The aim of this work was to investigate the contributions of experienced teachers to the development of the teaching profession of future pedagogues in the context of PIBID Pedagogy. To this end, the research adopted a qualitative character by carrying out a documentary analysis of field diaries written by Pibidianas. Seeking the success of this purpose, the theme of teaching professionalism was presented based on the concepts of Ambrosetti and Almeida (2009), Roldão (2007) and Sacristán (1995). Accordingly, to encourage discussions about the constitution of teaching and other aspects related to teacher training, the ideas of Nóvoa (1992 2019), André et al (2017) and Tardif (2002) were considered. Furthermore, directing the perception about the reflective records, the knowledge of Zabalza (2004) was contemplated. The data analysis reveals that the contact with the experienced teachers corroborates the constitution of the teaching professionalism of future teachers, in aspects related to reception, affection, trust, autonomy and observation of school practices and daily life. This process contemplates the meaning that the profession carries socially, reviews and reaffirms certain practices, overcomes the existing discrepancy between theory and practice. There is no learning without looking at the other, in the same way, there is no formation of knowledge without looking at oneself. Therefore, the formation of what becomes a teacher is instituted through a relationship that involves the other, the self and the pedagogical practice.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Bruna Maria Nascimento e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo