SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: O cérebro e a leitura no mundo digital.

Autoria de: Joyce Cristina Resende Silva

Orientação de: Claudio Lucio Mendes

Coorientação de: Michelly Machado

Presidente da banca: Cláudio Lúcio Mendes

Primeiro membro da banca: Aline Patrícia Gomes

Segundo membro da banca: Michelly da Silva Oliveira Machado

Palavras-chaves: leitura no digital, leitura no impresso, neurociência, educação, leitura

Data da defesa: 09/05/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 11/05/2022

Data da publicação: 11/05/2022

Referência: Silva, J. C. R. O cérebro e a leitura no mundo digital.. 2022. 17 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: Diante dos avanços das novas tecnologias digitais, o processo de aprendizagem da leitura ao qual o ser humano foi desenvolvendo ao longo dos anos, passou a sofrer modificações, aderindo para além da leitura dos livros fisícos, os livros digitais, sendo assim passou a obter um novo espaço, novas formas de se ler e um novo meio de abstrair a leitura, acarretando em transformações neurológicas no cérebro leitor que ao se deparou com a necessidade de criar circuitos que atendessem a necessidade destes leitores. Desta forma, este artigo irá por meio de uma revisão bibliográfica e do diário de campo demostrar o que diferentes literaturas propõe a respeito da cérebro e a leitura no mundo digital, visando dar ênfase na relação entre o cérebro e as tecnologias digitais, os efeitos cerebrais ocasionados pela leitura dos textos-telas e por fim as diferenças expostas entre a leitura dos livros físicos e livros impressos, demostrando suas vantagens e desvantagens. Por fim, pretende-se tornar válido, que a leitura é impre

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20212201720995

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54986

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Joyce Cristina Resende Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo