Título: FORMAÇÃO DOS GESTORES ESCOLARES UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES
Título alternativo: TRAINING OF SCHOOL MANAGERS AN ANALYSIS OF THE ACADEMIC PRODUTION ON THE SCHOOL OF MANAGERS PROGRAM
Autoria de: Bruna Carvalho Mendes
Orientação de: Paulo Henrique Arcas
Presidente da banca: Paulo Henrique Arcas
Primeiro membro da banca: Regilson Maciel Borges
Segundo membro da banca: Estela Cristiane Batista Silva Machado
Palavras-chaves: GESTOR ESCOLAR, FORMAÇÃO CONTINUADA, PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES, EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO
Data da defesa: 25/04/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 01/05/2022
Data da publicação: 01/05/2022
Referência: Mendes, B. C. FORMAÇÃO DOS GESTORES ESCOLARES UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES. 2022. 66 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso de licenciatura em Pedagogia teve como objeto a formação continuada dos gestores escolares e buscou analisar como se deu o Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica (PNEGEB), considerando sua abrangência, desenvolvimento e resultados alcançados. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico, na qual a análise do PNEGEB se deu a partir dos trabalhos encontrados no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenadoria de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior (Capes). O trabalho trouxe à luz, elementos da trajetória do gestor escolar ao longo da história da educação, bem como a ênfase dos conceitos da gestão democrática participativa e análise da legislação que trata da formação inicial e continuada dos gestores escolares. Os resultados apontaram que o PNEGEB cooperou significativamente para a formação de gestores das escolas públicas e, consequentemente, contribuiu para a consolidação de uma gestão democrática e participativa. Além disso, foi evidenciado por meio das conclusões das pesquisas analisadas que o programa também apresentou limitações com relação às condições de sua realização e tempo para a participação efetiva dos cursistas. Em suma, foi possível observar que a iniciativa governamental foi um pontapé inicial para refletir sobre a necessidade de outras políticas de formação continuada que contemplem as caraterísticas, perfis e necessidades de formação dos gestores escolares.
Abstract: The present term paper in Pedagogy aimed to evaluate the continuous formation of school managers and sought to analyse how the National Program School of Basic Education Mangers (NPSBEM) took place, considering its scope, development and achieved results. Therefore, a qualitative and bibliographic research was development, in which the analysis of the NPSBEM was based on the works found in the Catalogue of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). The work brought to light elements of the school manager????????????????????????????????s trajectory throughout the history of education, as well as the emphasis on the concepts of participatory democratic management and analysis on the legislation that deals with the initial and continuing training of school managers. The results showed that NPSBEM significantly cooperated in the training of public-school managers and, consequently, contributed to the consolidation of democratic and participatory management. In addition, it was evidenced through the conclusions of the analysed research????????????????????????????????s that the program also presented limitations in relations to the conditions of its realization and time for the effective participation of the course participants. In summary, it was possible to observe that the government initiative was a starting point to show the need for other continuing education polices that address the characteristics, profiles and training needs of school manages.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54990
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Bruna Carvalho Mendes e Universidade Federal de Lavras
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