Título: Principais desafios na aquisição da leitura e da escrita sob a ótica docente no ensino remoto
Autoria de: Katia Natalia dos Santos
Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Primeiro membro da banca: Érika Giuliana Rodrigues Pires Pinto
Segundo membro da banca: Joselma Silva
Palavras-chaves: Leitura e escrita, alfabetização, letramento, ensino remoto, prática pedagógica.
Data da defesa: 20/04/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 30/04/2022
Data da publicação: 30/04/2022
Referência: Santos, K. N. d. Principais desafios na aquisição da leitura e da escrita sob a ótica docente no ensino remoto. 2022. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: Ao tratar dos processos de aquisição da leitura e da escrita, deve-se levar em conta que a alfabetização em sala de aula deve ser trabalhada em constante articulação com o letramento. De tal modo, ensinar a criança ler e escrever não é uma tarefa fácil, uma vez que as práticas pedagógicas em alfabetização devem estar em constante atualização e inovação para que o educando avance em seu processo de aprendizagem. Dessa forma, a presente pesquisa tem por objetivo identificar quais os principais desafios na aquisição da leitura e da escrita os professores apontam como impactantes frente ao processo de alfabetização das crianças no período de ensino remoto. A metodologia adotada para a coleta de dados se deu por meio da aplicação de um questionário online com, que deteve de 11 perguntas abertas e descritivas destinadas a 5 professoras alfabetizadoras que atuam ou já atuaram na alfabetização. Os procedimentos para a análise dos dados, se deram através dos estudos de Bardin (1977), em que foi possível fazer uma organização das respostas a partir do questionário em três grandes grupos temáticos, de modo que respondesse a temática do trabalho. Como resultados evidencia-se que os principais desafios que as professoras pontuaram como marcantes no processo de aquisição da leitura está ligado a realidade de cada educando, uma vez que trazem vivências distintas juntamente com as suas dificuldades, quando adentram no ambiente escolar. Por fim, ao longo da análise observou-se ainda que o ensino remoto foi um grande desafio para grande parte das professoras, dado que a falta de experiência com as ferramentas digitais dificultaram a elaboração de práticas pedagógicas efetivas.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54996
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Katia Natalia dos Santos e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo