Título: O BRINQUEDO PARA CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS E 11 MESES A PEDAGOGIA E REFLEXÕES SOBRE NEUROCIÊNCIA
Autoria de: Simone Machado Ferreira
Orientação de: Angelo Constancio Rodrigues
Presidente da banca: Prof. Dr. Ângelo Constâncio Rodrigues
Primeiro membro da banca: Prof.ª Dra. Elaine das Graças Frade
Segundo membro da banca: Prof.ª Natália dos Santos
Palavras-chaves: Desenvolvimento, Brinquedo, Criança, Creche, Neurociência
Data da defesa: 14/04/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 01/05/2022
Data da publicação: 01/05/2024
Referência: Ferreira, S. M. O BRINQUEDO PARA CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS E 11 MESES A PEDAGOGIA E REFLEXÕES SOBRE NEUROCIÊNCIA. 2022. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: O objetivo do presente artigo é discutir sobre o modo pelo qual o brinquedo, e a brincadeira com esse objeto, é capaz de contribuir para o desenvolvimento infantil. Para isso, utilizou-se como metodologia a revisão de literatura, com enfoque especial nos autores Lev Vygotsky (2007) e Walter Benjamin (2004) entre outros. Tendo isso em vista, foi necessário realizar um recorte nos períodos de infância, propondo que este trabalho analise esta problemática a partir da perspectiva das crianças na etapa da creche, que possuem de 0 a 3 anos e 11 meses de idade, conforme define a legislação competente, notadamente a Base Nacional Curricular Comum, publicada em 2018. Observando este recorte, propõe-se uma revisão bibliográfica, em que se busca compreender como os autores da literatura especializada têm compreendido o uso de brinquedo dentro do ambiente escolar. Além disso, neste trabalho busca-se indicar quais tipos de brinquedos seriam mais adequados a cada uma das fases daqueles que frequentam o ambiente da creche como alunos, como, por exemplo, qual brinquedo seria adequado a uma criança que ainda não caminha. Por fim, buscou-se defender que o uso do brinquedo tem propósito educacional, sempre levando em consideração a intencionalidade da professora ao realizar este trabalho. Portanto, a pedagoga, enquanto media as relações sujeito e objeto dentro do ambiente escolar, deve mediar também a relação criança-brinquedo, buscando auxiliar no desenvolvimento da criança.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Simone Machado Ferreira e Universidade Federal de Lavras
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