Título: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Uma proposta de sequência didática para a Educação Infantil
Autoria de: Stella Carvalho de Castro
Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari
Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Segundo membro da banca: Cláudia Roquini Nascimento
Palavras-chaves: Educação, Infantil, Brincar, Matemática, Sequência didática
Data da defesa: 01/04/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 02/05/2022
Data da publicação: 02/05/2022
Referência: Castro, S. C. d. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Uma proposta de sequência didática para a Educação Infantil. 2022. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: O presente trabalho busca realizar um estudo sobre o ensino da matemática na Educação Infantil, a partir da proposta de uma sequência didática de forma lúdica.. Este estudo se baseia nos autores ANDRADE E SOUSA (2011), ZABALA (1998) e MASCARIM (2017). A pesquisa apresentada neste trabalho é caracterizada como pesquisa bibliográfica. No desenvolvimento da escrita alguns contextos como criança, lúdico e matemática na Educação Infantil foram destacados a partir de diferentes autores. Como forma de iniciar atividades matemáticas, foi criada uma sequência didática, com os três primeiros processos, os mesmos são essenciais para o desenvolvimento das crianças. No decorrer da análise, busca-se compreender sobre o contexto no geral, refletindo sobre diversos aspectos, sendo eles questões históricas, pontos negativos e positivos, lúdico, brincar, a criança como ser principal, dentre outros. Por fim, entender alguns desses questionamentos nos permite pensar e buscar fazer a diferença e fazer diferente. Buscar cam
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54966
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Stella Carvalho de Castro e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo