Título: APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL MOTIVAÇÃO LÚDICA E PROCESSOS MENTAIS
Autoria de: Caren Siqueira Assumpcao
Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari
Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Primeiro membro da banca: Cláudia Roquini Nascimento
Segundo membro da banca: Thaís de Castro Casagrande
Palavras-chaves: matemática na eduação infantil, ludicidade, processos mentais básicos, bncc, matemática
Data da defesa: 29/10/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 27/11/2021
Data da publicação: 27/11/2021
Referência: Assumpcao, C. S. APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL MOTIVAÇÃO LÚDICA E PROCESSOS MENTAIS. 2021. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O presente trabalho discorre que a motivação lúdica para a aprendizagem da Matemática na Educação Infantil, resulta positivamente o desenvolvimento das crianças quando existe a relação ensino-aprendizado e o brincar, simultaneamente com os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento norteados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os processos mentais básicos ressaltados por Lorenzato (2006). Desse modo, as habilidades matemáticas são desenvolvidas e concretizadas pelas crianças pequenas, através de propostas didático pedagógicas possíveis de serem trabalhadas pelos educadores. Para tanto, teve como objetivo geral estabelecer a relação direta entre os processos mentais básicos da Matemática e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento presentes na BNCC, considerando o lúdico na Educação Infantil. Destarte, para se alcançar o objetivo geral, foram traçados objetivos específicos relevantes para a pesquisa, de estudar os fundamentos do ensino de Matemática na Educação Infantil de destacar a importância de práticas pedagógicas lúdicas no âmbito da Educação Matemática estabelecer relações entre os processos mentais básicos para a aprendizagem da Matemática e o que é proposto na BNCC. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, embasada nas concepções norteadoras de dispositivos legais da prática educacional brasileira, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e das considerações de autores como Kishimoto (1993, 2010) autora que disserta sobre a importância do lúdico, Lorenzato (2006) autor que discute sobre os processos mentais básicos, Smole, Diniz e Cândido (2000) que ressaltam o valor das brincadeiras infantis nas aulas de matemática, entre outros, sobre temas ligados a educação infantil, o ensino da Matemática e o lúdico no que tange à metodologia do trabalho científico. A pesquisa permitiu concluir que é de grande valia a utilização do lúdico na Educação Infantil no processo de aprendizagem da Matemática, dessarte é necessário que na sala de aula os educadores comecem a trabalhar ludicamente algumas noções importantes para a base do conhecimento matemático da criança.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54181
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Caren Siqueira Assumpcao e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo