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Título: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA DIDÁTICA PARA A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO FOCO NAS ATIVIDADES-GUIA JOGO DE PAPÉIS E ATIVIDADE DE ESTUDO

Autoria de: Isabelle Aparecida Henriques

Orientação de: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes

Coorientação de: Francine de Paulo Martins Lima

Presidente da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões

Primeiro membro da banca: Francine de Paulo Martins Lima

Segundo membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Palavras-chaves: Psicologia histórico-cultural, Periodização do desenvolvimento, Didática, Pedagogia histórico-crítica, Organização do ensino

Data da defesa: 19/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 29/11/2021

Data da publicação: 29/11/2021

Referência: Henriques, I. A. CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA DIDÁTICA PARA A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO FOCO NAS ATIVIDADES-GUIA JOGO DE PAPÉIS E ATIVIDADE DE ESTUDO . 2021. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente estudo tem como objetivo investigar as contribuições da psicologia histórico-cultural em articulação com a didática para a organização do ensino de crianças nas atividades-guia jogo de papéis eou atividade de estudo. Tendo isso em vista, o trabalho se configurou em uma pesquisa de cunho bibliográfico e de abordagem qualitativa. Para a concretização deste estudo, realizamos pesquisas em obras publicadas, teses, dissertações e em artigos cadastrados em bancos de dados e indexadores nacionais - Portal da Capes, o LILACS, o SciELO, o Index¬Psi (BVS¬PSI), a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Portal Regional da BVS dos últimos cinco anos que abordam a teoria da periodização do desenvolvimento infantil, traçada pela psicologia histórico-cultural com foco nas atividades-guia jogo de papéis eou atividade de estudo e os pressupostos da didática e da pedagogia histórico-crítica. Tivemos como critérios investigativos as variáveis apontadas como interferentes na forma e no conteúdo do trabalho pedagógico voltado para a educação infantil e ensino fundamental. Os resultados apontam que a vinculação entre a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica se caracteriza como um valoroso arcabouço teórico para se pensar a organização do ensino. Somado a isso, fica evidente nas pesquisas que a prática pedagógica deve estar ancorada a teorias que elucidem o processo de ensino-aprendizagem, destacando assim, a periodização do desenvolvimento regida pela psicologia histórico-cultural. Contudo, os resultados também evidenciam que a articulação entre a psicologia histórico-cultural e a didática são breves, visto que, são poucos estudos que demonstram essa correlação, sobretudo, aqueles que demonstram essa interação se relacionam com o contexto de desafios da escola, ou então, se direcionam a contribuições para encaminhamentos didático-pedagógicos. Como consequência, concluiu-se ser de suma importância a articulação entre a compreensão científica sobre o desenvolvimento infantil caracterizada pela psicologia histórico-cultural e didática, de modo a contribuir para o avanço no alcance de práticas pedagógicas sensíveis às necessidades e potencialidades das crianças.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20211201712214

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54022

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Isabelle Aparecida Henriques e Universidade Federal de Lavras

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