Título: As relações étnico-raciais na educação infantil contribuições da literatura infantil e a experiência no projeto ????????????????Lê pra mim?????????????????????????????????
Autoria de: Gabriela de Souza Felizardo
Orientação de: Luciana Soares da Silva
Presidente da banca: Luciana Soares da Silva
Primeiro membro da banca: Jacqueline Magalhaes Alves
Segundo membro da banca: Larissa Figuereiro Salmen Seixlack Bulhoes
Palavras-chaves: pedagogia, literatura, étnico-racial, educação, infantil
Data da defesa: 22/11/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 29/11/2021
Data da publicação: 29/11/2023
Referência: Felizardo, G. d. S. As relações étnico-raciais na educação infantil contribuições da literatura infantil e a experiência no projeto ????????????????Lê pra mim?????????????????????????????????. 2021. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O trabalho tem como análise uma repercussão sobre a temática étnico-racial, frisando uma percepção sobre a análise da escritora, antirracista norte americana bell hooks, em que traz como exposto um estudo sobre uma educação libertadora. Os objetivos é apontar subsídios para o trabalho da temática étnico-racial nas escolas, visando o reconhecimento e a valorização de identidades negras por meio da literatura infantil. Como objetivo específico, a verificação de possibilidades para abordar a diversidade cultural e o reconhecimento da identidade, dando oportunidade para a construção de vínculos afetivos dentro dos espaços escolares. A pesquisa está dividida em capítulos que apresenta uma percepção dos conceitos raça e racismo e logo, frisa sobre um olhar mais atento na educação libertadora. Isto posto, nesse momento vamos apresentar o contato da escola, alunas, alunos e docentes, na qual se destaca a importância da troca de experiência para restringir ações pedagógicas que esteja inserida na realidade do discente. Frente a isso, passamos a conhecer hooks e seu olhar para práticas voltadas em direção a sala de aula. Portanto, buscamos resultados voltados para uma aprendizagem significativa e igualitária. hooks, traz em sua obra, Ensinando a transgredir A educação como prática da liberdade (2013) o contato com Paulo Freire e seus pensamentos, em que fez ela pensar a educação como uma troca de afeto. Indagamos sobre a consideração de autoras negras nas leituras e um olhar crítico nos livros didáticos. Como metodologia, selecionamos e analisamos os livros infantis de bell hooks, Meu crespo é de rainha e Minha dança tem história, e a experiência e momentos de aprendizagens obtidas durante o projeto de extensão ????????????????Lê pra mim?????????????????????????????????. Finalmente, o trabalho de conclusão de curso é escrito em tempos de pandemia, de precariedade mundial. Congruente a isso, traçamos por ferramentas de estratégia para alcançar um debate a respeito do racismo e das diversidades culturais na educação infantil.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Gabriela de Souza Felizardo e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo