Título: POLÍTICA DE CURRÍCULO PARA A EJA UM OLHAR CRUZADO SOBRE OS PARECERES CURRICULARES CNECEB N. 112000 E CNECEB N. 12021
Autoria de: Veronica Aparecida de Souza Cunha
Orientação de: Aline Cristina de Lima Dantas
Presidente da banca: Aline Cristina de Lima Dantas
Primeiro membro da banca: Liliane Santanna de Souza Maria
Segundo membro da banca: Rafael de Abreu Ferraz
Palavras-chaves: EJA, Política de Currículo, Ciclo de políticas, Currículo praticadopensado, Diversidade.
Data da defesa: 29/11/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 03/12/2021
Data da publicação: 03/12/2021
Referência: Cunha, V. A. d. S. POLÍTICA DE CURRÍCULO PARA A EJA UM OLHAR CRUZADO SOBRE OS PARECERES CURRICULARES CNECEB N. 112000 E CNECEB N. 12021. 2021. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender a política de currículo para a EJA a partir dos anos 2000, num olhar cruzado sobre o contexto de produção dos Pareceres Curriculares CNECEB n. 112000 e Parecer CNECEB n. 12021, problematizando os desafios da política curricular na perspectiva do currículo praticadopensado no cotidiano da EJA. Partiu-se da ideia de currículo como contexto e discurso de Lopes (2015 2018), e tomou a abordagem do ciclo de políticas de Ball (1992 1998), bem como a premissa do currículo praticadopensado de Oliveira (2012), como parâmetros de compreensão teórica para embasar reflexões sobre o contexto de produção dos textos da política de currículo para a EJA e os seus desafios no contexto da prática. A pesquisa possui abordagem qualitativa, valendo-se metodologicamente de um estudo bibliográfico e documental. Através da pesquisa foi possível compreender os sentidos que emergiram textualmente da política curricular de EJA a partir dos pareceres curriculares n. 112000 e n. 12021 e os desafios para o contexto da prática. No contexto de produção do texto do parecer CNECEB 112000 constatou-se o diálogo como premissa na construção do documento e a condição de instituir-se como referência no campo curricular da EJA, reafirmando a modalidade como direito ao estabelecer princípios e funções específicas para sujeitos que possuem experiências e saberes heterogêneos, fazendo inferir que se trata de uma política que favorece o fazerpensar dos praticantes do currículo no cotidiano da EJA. No contexto de produção do texto do parecer CNECEB n.12021, por outro lado, evidenciou-se elementos e aspectos de verticalização e homogeneização de currículo, além de preconizar práticas hegemônicas vinculadas a uma política ultraneoliberal que apontam para o não reconhecimento dos praticantespensantes do currículo no cotidiano da EJA.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54264
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Veronica Aparecida de Souza Cunha e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo