Título: ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA
Título alternativo: STRATEGIES AND PRACTICES OF LITERARY READING IN THE PROCESS OF ACQUISITION OF WRITTEN LANGUAGE
Autoria de: Keila Montes Pereira Rodrigues
Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Primeiro membro da banca: Giovanna Rodrigues Cabral
Segundo membro da banca: Kátia Batista Martins
Palavras-chaves: Leitura, Literatura, Intervenção, Linguagem, Escrita
Data da defesa: 26/08/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 09/11/2021
Data da publicação: 09/11/2021
Referência: Rodrigues, K. M. P. ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA. 2021. 93 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Este estudo considera a leitura um processo de interação entre o leitor e o texto, e entre outros leitores, de modo a ampliar as fronteiras do saber, do sentir e do conviver. A leitura literária constitui uma prática cultural, ao estabelecer com o texto uma relação de proximidade e de encantamento, contribuindo para o aflorar da criatividade e para a promoção do desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança. Nessa perspectiva, a pesquisa tem como objetivo analisar atividades de intervenção aplicadas antes, durante e depois da leitura literária, considerando as estratégias de leitura e o modo como repercutem no desenvolvimento da linguagem oral e escrita de crianças. A pesquisa pretende descrever práticas e estratégias de leitura literária utilizadas no contexto educativo, com a intenção de refletir sobre as contribuições para o processo de aquisição da linguagem escrita. Nessa direção, foi realizada uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa e de caráter descritivo, tomando como procedimento técnico e investigativo a observação sistemática, participante, individual e a aplicação de atividades de intervenção, em uma turma da segunda etapa da Educação Infantil, com crianças de cinco e seis anos de uma escola da rede municipal do Campo das Vertentes, Minas Gerais. Para tanto, nos apoiamos nos estudos de Cosson (2006 2011) Ferreiro (1999 2010) Marcuschi (1997) Martins (2010) Solé (1998) Valle (2006) Vygotsky (1998 2008), entre outros autores que discutem e abordam o tema. Ao descrevermos as atividades de leitura literária e as intervenções de estratégias de leitura, o antes, o durante e o depois da leitura, constatamos que a leitura literária precisa acontecer de forma contextualizada, planejada e executada com intenção de proporcionar um contato mais prazeroso e significativo entre as crianças e o objeto-livro, colaborando para o desenvolvimento do processo de letramento literário e de imersão das crianças na cultura escrita. Pontuamos que a mediação do professor na elaboração de estratégias didático-pedagógicas se mostrou fundamental no percurso de aquisição e compreensão da leitura e da escrita pelas crianças, contribuindo para a ampliação de seus conhecimentos e experiências, para o desenvolvimento da linguagem escrita e para a formação de leitores.
Abstract: This study considers reading a process of interaction between the reader and the text, and among other readers, in order to expand the boundaries of knowledge, of feeling and of coexist. Literary reading is a cultural practice, establishing with the text a relationship of proximity and of enchantment, contributing to the flowering of creativity and to the promotion of cognitive, affective and social development of the child. From this perspective, the research aims to analyze intervention activities applied before, during and after literary reading, considering reading strategies and how they have repercussions on the development of oral and written language of children. The research aims to describe practices and strategies of literary reading used in the educational context, with the intention of reflecting on the contributions to the process of acquisition of written language. In this direction, an action research was carried out, with a qualitative and descriptive approach, taking as a technical and investigative procedure the systematic, participant, individual observation and the application of intervention activities, in a room of the second stage of Early Childhood Education, with children aged five and six years from a school in the municipal network of Campo das Vertentes, Minas Gerais. To this do so, we rely on the studies of Cosson (2006 2011) Ferreiro (1999 2010) Marcuschi (1997) Martins (2010) Solé (1998) Valle (2006) Vygotsky (1998 2008), among other authors who discuss and address the theme. When describing the activities of literary reading and the interventions of reading strategies, the before, the during and after the reading, we found that the literary reading needs to happen in a contextualized, planned and executed way with the intention of providing a more pleasurable and meaningful contact between the children and the object-book, collaborating for the development of the process of literary literacy and immersion of children in written culture. We point out that the teachers mediation in the elaboration of didactic-pedagogical strategies proved to be fundamental in the path of acquisition and understanding of reading and writing by children, contributing to the expansion of their knowledge and experiences, to the development of written language and to the formation of readers.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53734
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Keila Montes Pereira Rodrigues e Universidade Federal de Lavras
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