Título: Os Jogos Digitais no Processo de Alfabetização e Letramento para Surdos
Autoria de: Vanessa Reis Silva
Orientação de: Josiane Marques da Costa
Presidente da banca: Josiane Marques da Costa
Primeiro membro da banca: Alessandro Garcia Paulino
Segundo membro da banca: Adriana Pryscilla Duarte de Melo
Palavras-chaves: JOGOS DIGITAIS, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, SURDOS, LETRAMENTO VISUAL
Data da defesa: 08/11/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 29/11/2021
Data da publicação: 29/11/2021
Referência: Silva, V. R. Os Jogos Digitais no Processo de Alfabetização e Letramento para Surdos . 2021. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Várias pesquisas têm apontado para metodologias de alfabetização e letramento, em português como segunda língua para surdos. Contudo, é possível observar a insuficiência de pesquisas que têm como foco as discussões sobre jogos digitais nesse processo. Os jogos digitais pedagógicos são importantes ferramentas utilizadas para o ensino em várias matérias escolares, de forma lúdica. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo compreender a influência dos jogos digitais no processo de alfabetização e letramento para alunos surdos. A metodologia utilizada na pesquisa foi qualitativa, com Análise de Conteúdo. Inicialmente, analisamos uma unidade didática, do livro do 1º ano do Ensino Fundamental, da coleção Pitanguá, com o intuito de verificar as atividades didáticas direcionadas para a alfabetização e letramento de crianças surdas. Os resultados da análise da unidade didática revelaram que algumas atividades didáticas estavam diretamente relacionadas a questões sonoras, voltadas para o ensino da língua oral auditiva, sem considerar que as crianças surdas têm uma língua espaço visual. Após a análise da unidade didática, elaboramos jogos digitais pedagógicos pela plataforma Power Point, com o intuito de adaptar as atividades didáticas, com base na sonoridade, para serem utilizadas na alfabetização e letramento de crianças surdas.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54287
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Vanessa Reis Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo