Título: APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA E A ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA ?? PIBID PEDAGOGIA
Autoria de: Larissa de Carvalho Costa
Orientação de: Francine de Paulo Martins Lima
Presidente da banca: Francine de Paulo Martins Lima
Primeiro membro da banca: Regilson Maciel Borges
Segundo membro da banca: Natany Avelar Silva
Palavras-chaves: Formação docente, PIBID Pedagogia, Aprendizagens da docência, Formação em contexto, Tornar-se professor
Data da defesa: 10/11/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 29/11/2021
Data da publicação: 29/11/2021
Referência: Costa, L. d. C. APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA E A ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA ?? PIBID PEDAGOGIA. 2021. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: A pesquisa em tela buscou investigar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ?? PIBID para a ressignificação dos conhecimentos sobre a profissão e o ser professor por estudantes do curso de Pedagogia, participantes do programa. Empenhou-se em analisar quais as contribuições do PIBID para a aprendizagem da docência e para a ação docente, além de identificar os desafios e ganhos diante a participação no programa. Considerou como procedimento de coleta de dados o grupo de discussão, em que contou com a participação total de 10 graduandas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Lavras, participantes do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID, no período de 2018 a 2020. A partir da análise de dados emergiram três categorias a) Da teoria à prática imersão na realidade escolar b) Momentos de compartilhamento e aprendizagem coletiva e c) PIBID para além dele construções acerca do fazer docente e do processo de tornar-se professora. Os resultados permitiram identificar as inúmeras contribuições no que se pauta a qualificação dos conhecimentos profissionais e ressignificação do fazer docente, a partir da experiência no PIBID. Os depoimentos revelaram que o programa se destacou por meio da oportunidade de construção de conhecimentos teóricos e de aplicação desses, na prática, em função do elo universidade-escola. Assim, o contato sistematizado com a realidade do contexto escolar permitiu a reflexão sobre a prática pedagógica, de construção e reconstrução do conhecimento a partir do campo de atuação, e em uma ação de compartilhamento entre seus pares intensificando a descoberta profissional. Em síntese, o PIBID Pedagogia UFLA, contribuiu para pensar e repensar o planejamento como instrumento para a reflexão sobre a prática pedagógica. E para além disso, reafirmar o desejo de ser professora.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54265
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Larissa de Carvalho Costa e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo