Título: ATIVIDADES DE MATEMÁTICA UTILIZANDO MATERIAIS MANIPULÁVEIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autoria de: Ana Flavia Silva
Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari
Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Primeiro membro da banca: Cláudia Roquini Nascimento
Segundo membro da banca: Thaís de Castro Casagrande
Palavras-chaves: Educação Infantil, ensino de Matemática, materiais manipuláveis, professor, Base Nacional Comum Curricular.
Data da defesa: 24/09/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 29/11/2021
Data da publicação: 29/11/2023
Referência: Silva, A. F. ATIVIDADES DE MATEMÁTICA UTILIZANDO MATERIAIS MANIPULÁVEIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL . 2021. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Com essa pesquisa pretende-se mostrar como é necessário e importante trabalhar a Matemática desde a Educação Infantil, já que estamos expostos a ela desde antes de nossa vida escolar e a utilizaremos em várias situações por toda nossa vida. Mostraremos as mudanças ocorridas na Educação Infantil, as crianças inseridas nela e como o professor deve lidar para com a aprendizagem dessas crianças. Tem se como objetivo geral a finalidade de propor atividades de matemática para as crianças da Educação Infantil a fim de que sejam trabalhados os sete processos mentais básicos para a aprendizagem da matemática e para alcançar esse objetivo foram traçados os seguintes objetivos específicos analisar o perfil da Educação Infantil, a Matemática dentro dela, as crianças e os professores inseridos nela apresentar os sete processos mentais básicos utilizar materiais manipuláveis para o ensino da Matemática de forma lúdica. A metodologia utilizada possui abordagem qualitativa, natureza básica e objetivo exploratório. Os procedimentos metodológicos utilizados foram o levantamento bibliográfico e o documental, de referenciais teóricos, tendo em destaque quatro autores, Lorenzato, Piaget, Reis e Kishimoto, que contribuíram para o desenvolvimento da mesma e artigos relacionados com os estudos desses autores. Foram desenvolvidas sete atividades onde cada uma apresenta um dos sete processos mentais básicos de Lorenzato (2006), dessa forma o objetivo desta pesquisa foi obtido, porém o trabalho com a Matemática na Educação Infantil assim como nos demais segmentos da educação não é limitado e não se faz por finalizado, podendo assim após passar esse o momento de Pandemia do Covid 19 podermos fazer a aplicação em campo.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Ana Flavia Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo