Título: Desafios da Prática Docente na Educação Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Autoria de: Ana Laura Magalhães Avelar
Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari
Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Primeiro membro da banca: Cláudia Roquini Nascimento
Segundo membro da banca: Thaís de Castro Casagrande
Palavras-chaves: Ensino da Matemática, Prática Docente, Ensino Fundamental, Desafios, Relação Professor e Aluno
Data da defesa: 29/10/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 28/11/2021
Data da publicação: 28/11/2021
Referência: Avelar, A. L. M. Desafios da Prática Docente na Educação Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental . 2021. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O estudo da matemática possibilita a atuação do indivíduo no meio em que vive, portanto, é necessário refletir e analisar a construção dos conteúdos e as diversificações no ensino e aprendizagem neste campo do saber. Dessa forma o objetivo geral deste trabalho foi realizar um estudo sobre o ensino e aprendizagem da disciplina de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, apresentar os desafios enfrentados pelos professores na disciplina, destacando o processo na qual, os alunos demonstram desinteressados nas aulas e as dificuldades dos professores diante da elaboração do planejamento. Os embasamentos teóricos que deram suporte para a pesquisa possibilitaram uma reflexão sobre os desafios de ensinar e aprender a matemática com o foco principal na relação professor e aluno com a disciplina e nesse sentido, questionar o que é necessário para estimular essa aprendizagem que é tão significativa. Infere-se que o estudo da Matemática é de suma importância no ato de compreensão e do saber fazer. A teoria vinculada à prática viabiliza a adoção de uma metodologia pedagógica indispensável ao processo de ensinoaprendizagem. Daí se percebe a importância do conhecimento científico para uma prática pedagógica pautada no conhecimento adquirido na formação acadêmica do professor cuja compreensão da disciplina lhe possibilite influenciar na e para formação dos alunos.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54282
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Ana Laura Magalhães Avelar e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo