Título: O Desenvolvimento do Raciocínio Pedagógico no Contexto do PIBID Pedagogia
Autoria de: Larissa Souza Barbosa
Orientação de: Francine de Paulo Martins Lima
Presidente da banca: Francine de Paulo Martins Lima
Primeiro membro da banca: Lívia Almeida Passos
Segundo membro da banca: Fernanda Ferrari
Palavras-chaves: Raciocínio pedagógico, Trabalho docente, Didática, Ensino, PIBID de Pedagogia.
Data da defesa: 22/11/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 30/11/2021
Data da publicação: 30/11/2021
Referência: Barbosa, L. S. O Desenvolvimento do Raciocínio Pedagógico no Contexto do PIBID Pedagogia. 2021. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar as contribuições do PIBID Pedagogia para o desenvolvimento do raciocínio pedagógico por uma egressa do programa a partir da análise dos registros reflexivos que foram produzidos durante a época da sua participação, de modo a identificar a construção do saber didático-pedagógico docente e a aplicação desse no ensino, mais especificamente, em aulas do PIBID de Pedagogia. Para a consecução do objetivo proposto, foi desenvolvida uma fundamentação embasada em autores preponderantes do tema como Libâneo (2001 2017), Shulman (2014), Almeida et al. (2019), entre outros. O estudo visou caracterizar e conceituar as concepções de educação, didática, pedagogia, trabalho e formação docente, e raciocínio pedagógico, para a compreensão dos processos que ocorrem na prática educativa, sendo esses compreensão, transformação, instrução, avaliação, reflexão e nova compreensão (Shulman, 1987). Para a verificação desses processos, foram analisados os registros reflexivos realizados durante o período de docência, isto é, foi realizada uma análise documental. Assim, por meio deste trabalho, foi possível constatar que o programa PIBID oportuniza a prática docente como objeto de reflexão, o que permite uma fundamental aprendizagem da docência e faz com que, ainda na formação inicial, seja possível reformular a atuação profissional. Partindo desse pressuposto, o programa permite o desenvolvimento do conhecimento e raciocínio pedagógico, promovendo assim aos futuros professores, a oportunidade de adentrar no seu campo de atuação de forma mais contextualizada para a realidade educacional.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54343
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Larissa Souza Barbosa e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo