Título: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
Autoria de: Karolyne Rodrigues Romao
Orientação de: Giovanna Rodrigues Cabral
Presidente da banca: Giovanna Rodrigues Cabral
Primeiro membro da banca: Paulo Henriques Arcas
Segundo membro da banca: Ângelo Constâncio Rodrigues
Palavras-chaves: Identidade Profissional, Coordenação Pedagógica, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Profissionalidade
Data da defesa: 18/11/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 29/11/2021
Data da publicação: 29/11/2021
Referência: Romao, K. R. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL. 2021. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: À título de fomentar o estudo sobre o campo da coordenação, essa pesquisa busca compreender a constituição da identidade profissional do coordenador pedagógico nas etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, que premidos pelas demandas diárias, torna-se uns dos principais agentes para o funcionamento da gestão escolar. A abordagem se vigora em discutir elementos que apontam sobre sua profissionalização e identidade profissional, visto que, a formação inicial tem como alicerce à docência. Para efeito dessa discussão, a pesquisa se fundamentou sobre os olhares respectivos teóricos Brzezinski (2011) Campos (2016), Franco (2008,2016) Libâneo (2001) Lüdke e Boing (2004) Macedo (2016) Silva (2015), na qual, legitimam sobre os saberes da coordenação e identidade do pedagogo. Em termos metodológicos, o estudo se percorreu sobre a Análise do Conteúdo de Bardin (2011) com questionários abertos e fechados, dado a natureza da pesquisa de campo, traduzindo para uma abordagem de cunho qualitativo em um viés exploratório. Nessa dialética, foram 7 coordenadoras da rede municipal de uma cidade ao oeste de Minas Gerais, em que 6 responderam aos questionários partilhando suas experiências para a elucidação da função. Para mais, os resultados apontam que os saberes experienciais correlacionados com estudos se tornam meios para a constituição e reconstituição da identidade profissional das coordenadoras, bem como se articulam como percursos para compreensão da profissionalização dentro da coordenação. Conclui-se assim, que é necessário pensar e repensar a formação inicial, associada a continuada como caminhos indispensáveis para elucidar a função, contribuindo para qualificar e fortalecer os saberes específicos do coordenador na compreensão de sua identidade profissional.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54203
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Karolyne Rodrigues Romao e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo