Título: Adolescência e HIVaids De que forma pesquisas científicas tem abordado o papel da escola na prevenção e conscientização
Autoria de: Thuanny Aparecida Nogueira
Orientação de: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes
Presidente da banca: Prof. Dr.ª Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões
Primeiro membro da banca: Carolina Faria Alvarenga
Segundo membro da banca: Jacqueline Magalhães Alves
Terceiro membro da banca: Michelle Júlia Souza
Palavras-chaves: Adolescência, HIVaids, Prevenção, Escola, Educação Sexual
Data da defesa: 17/11/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 29/11/2021
Data da publicação: 29/11/2021
Referência: Nogueira, T. A. Adolescência e HIVaids De que forma pesquisas científicas tem abordado o papel da escola na prevenção e conscientização. 2021. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Por muito tempo o Sistema Único de Saúde (SUS) foi considerado um modelo no enfrentamento da epidemia de HIVaids. No entanto, dados do último boletim epidemiológico do HIVAids demonstraram um aumento de novas infecções pelo vírus entre jovens e adolescentes. Com o avanço do neoconservadorismo no Brasil, observa-se um silenciamento sobre o HIV e a aids, com a redução de campanhas e desmonte de políticas públicas voltadas para a prevenção e tratamento da doença. Além disso, as escolas enfrentam entraves postos pela política neoconservadora do Governo Federal para discutir sobre educação sexual nas salas de aula. Nesse sentido, com base nos princípios teóricos da psicologia histórico-cultural, este trabalho buscou investigar sobre como as pesquisas científicas têm abordado o papel das escolas na prevenção e conscientização sobre o HIVaids com a população adolescente. Visto que a escola se configura como âmbito de mediação essencial para a disseminação de informação e conhecimento, e para a desnaturalização da
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54272
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Thuanny Aparecida Nogueira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo