Título: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES COM ÊNFASE EM ESPAÇOS HOSPITALARES
Autoria de: Mariana Miranda Francisco
Orientação de: Ellen Maira de Alcantara Laudares
Presidente da banca: Ellen de Alcântara Laudares
Primeiro membro da banca: Kênia Mara Naves
Segundo membro da banca: Josiele Vita da Silva Tavares
Palavras-chaves: atuação pedagógica, contação de histórias, literatura, espaços não escolares, pedagogia hospitalar
Data da defesa: 11/11/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 29/11/2021
Data da publicação: 29/11/2021
Referência: Francisco, M. M. A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES COM ÊNFASE EM ESPAÇOS HOSPITALARES. 2021. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: A temática que perpassa este trabalho é a contação de histórias em ambientes não escolares com ênfase em espaços hospitalares. Justifica-se devido ao fato de que o ato de contar histórias possui a função essencialmente terapêutica pois, por meio da contação de histórias é possível que as crianças ou adolescentes internados em hospitais desenvolvam a criatividade e a imaginação, além de terem suas dores e tristezas amenizadas. Diante deste contexto, este estudo tem por objetivo geral compreender como a contação de histórias no ambiente hospitalar pode se configurar em agente transformador da rotina nesse contexto. E os objetivos específicos se desdobram em elencar todas as produções acadêmicas com essa temática e categorizar as diferentes estratégias de contação de histórias no ambiente hospitalar. Para tanto, o presente artigo teve como base uma revisão sistemática de literatura e visou buscar subsídios para entender melhor o processo de contação de histórias em ambientes hospitalares. Considera-se, a partir dos resultados obtidos, que os estudos publicados mais recentemente, entre os anos de 2020 a 2021, estão escassos quanto a temática relacionada a contação de histórias no ambiente escolar. Diante disso, é importante considerar a importância dessa litertura para a formação inicial e continuada para a atuação do profissional neste espaço.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54289
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Mariana Miranda Francisco e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo