Título: A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM AMBIENTES DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE UMA ANÁLISE DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO NAS PRISÕES DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Autoria de: Erica da Costa Terra
Orientação de: Aline Cristina de Lima Dantas
Presidente da banca: Aline Cristina de Lima Dantas
Primeiro membro da banca: Maria Walkiria Cabral
Segundo membro da banca: Evelyn Morgan Monteiro
Palavras-chaves: EJA, Educação nas prisões, Plano Estadual de Educação nas Prisões MG, Políticas Públicas, Minas Gerais
Data da defesa: 15/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 24/06/2021
Data da publicação: 24/06/2021
Referência: Terra, E. d. C. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM AMBIENTES DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE UMA ANÁLISE DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO NAS PRISÕES DO ESTADO DE MINAS GERAIS. 2021. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O presente trabalho expõe um estudo acerca do Plano Estadual de Educação nas Prisões (2015) do estado de Minas Gerais. Nessa perspectiva, compreende-se que a oferta da educação para pessoas privadas de liberdade está inserida no âmbito da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), sendo um direito assegurado pela Constituição de 1988 e a Lei de Execução Penal de 1984. Tomando como premissa a EJA como um direito fundamentado no princípio na dignidade da pessoa humana e tendo em vista a importância das políticas públicas voltadas para a EJA no contexto prisional, o presente trabalho buscou avaliar o Plano Estadual de Educação nas Prisões (2015) do estado de Minas Gerais, na tentativa de compreender as concepções e a proposta de organização da oferta para a EJA em ambientes de privação de liberdade. O estudo possui abordagem qualitativa e para seu desenvolvimento, a pesquisa valeu-se de revisão bibliográfica e análise de conteúdo. A partir da análise realizada, foi possível identificar que o documento busca atender os princípios e formulações legais voltadas para a EJA. Foi possível aferir ainda que, no âmbito da formulação, esta política se empenha em garantir as necessidades educacionais desses sujeitos. No entanto, identifica-se que o Plano aponta algumas metas e estratégias generalistas e que aparentemente, em partes, não considera as especificidades de cada espaço prisional, bem como de seus sujeitos.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47433
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Erica da Costa Terra e Universidade Federal de Lavras
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