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Título: A Necessária Articulação entre o Projeto Político Pedagógico e a Auto avaliação Institucional Alguns Apontamentos

Título alternativo: The Necessary Articulation between the Pedagogical Political Project and Institutional Self-Assessment Some Notes

Autoria de: Elisangela Aparecida da Silva Tostes

Orientação de: Paulo Henrique Arcas

Presidente da banca: Paulo Henrique Arcas

Primeiro membro da banca: Sheila Souza Jorge

Segundo membro da banca: Valéria Virgínia Lopes

Terceiro membro da banca: Regilson Maciel Borges

Palavras-chaves: Projeto Político Pedagógico, Educação Infantil, Avaliação Institucional, Autoavaliação, Pesquisas Acadêmicas

Data da defesa: 21/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 15/06/2021

Data da publicação: 15/06/2023

Referência: Tostes, E. A. d. S. A Necessária Articulação entre o Projeto Político Pedagógico e a Auto avaliação Institucional Alguns Apontamentos. 2021. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Esta pesquisa de trabalho de conclusão de curso tem como objetivo refletir sobre o projeto político pedagógico e a avaliação institucional como instrumentos reguladores da qualidade educacional e identificar na produção acadêmica sobre avaliação institucional aspectos que contribuam para fortalecer a articulação entre projeto político pedagógico e a avaliação institucional, especialmente na Educação Infantil. A pesquisa se caracterizou por uma revisão bibliográfica e pela análise documental. A revisão bibliográfica se baseia na leitura do referencial teórico e foi realizado levantamento da produção acadêmica sobre avaliação institucional na Educação Básica tendo por palavras-chave ????????????????avaliação institucional???????????????? e ????????????????autoavaliação institucional????????????????. Dos 30 trabalhos identificados, todos têm seu objeto de pesquisa na avaliação institucional e, destes, 17 pesquisas possuem o foco específico na autoavaliação institucional de instituições de Educação Infantil, portanto, aproximadamente 57 dos trabalhos são direcionados pa

Abstract: This research work at the end of the course aims to reflect on the political pedagogical project and institutional assessment as instruments that regulate educational quality and identify aspects in academic production on institutional assessment that contribute to strengthening the articulation between the political pedagogical project and institutional assessment , especially in Early Childhood Education. The research was characterized by a literature review and document analysis. The literature review is based on the reading of the theoretical framework and a survey of academic production on institutional assessment in Basic Education was carried out using the keywords ????????????????institutional assessment???????????????? and ????????????????institutional self-assessment????????????????. Of the 30 works identified, all have their research object in institutional assessment and, of these, 17 studies have a specific focus on institutional self-assessment of Early Childhood Education institutions, therefore, approximately 57 of the studies are directed to analyse

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20202201621160

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Elisangela Aparecida da Silva Tostes e Universidade Federal de Lavras

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