Título: ESTUDO SOBRE O PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO EM UM MUNICÍPIO DO SUL DE MINAS GERAIS O QUE DIZEM OS SUJEITOS DESSA AÇÃO?
Autoria de: Maely Estefania Ruth Monteiro Barbosa
Orientação de: Giovanna Rodrigues Cabral
Presidente da banca: Giovanna Rodrigues Cabral
Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Segundo membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Palavras-chaves: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS, PROFESSORAS ALFABETIZADORAS E GESTORAS
Data da defesa: 16/03/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 23/03/2021
Data da publicação: 23/03/2021
Referência: Barbosa, M. E. R. M. ESTUDO SOBRE O PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO EM UM MUNICÍPIO DO SUL DE MINAS GERAIS O QUE DIZEM OS SUJEITOS DESSA AÇÃO?. 2021. 58 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Essa pesquisa se propõe a investigar o contexto das políticas públicas de alfabetização em escolas municipais de um município localizado no sul de Minas Gerais, tomando como foco o Programa Federal Mais Alfabetização. O objetivo do trabalho é conhecer como o Programa Mais Alfabetização foi implantado em um município de médio porte do sul de Minas Gerais, levando em consideração as percepções de sujeitos professores e gestores envolvidos com a execução desse programa. O Programa Mais Alfabetização, instituído pelo Ministério da Educação, pela Portaria 1422018, busca fortalecer e apoiar técnica e financeiramente as unidades escolares no processo de alfabetização de estudantes matriculados nos primeiros anos do ensino fundamental. Para o alcance do objetivo do trabalho se propõe uma pesquisa qualitativa e exploratória para compreender como essa ação, dentro da política nacional de alfabetização, foi implantada em escolas municipais do local pesquisado. Para a coleta dos dados foram utilizados questionários com professores alfabetizadores de duas escolas municipais que receberam em suas turmas os assistentes de alfabetização, para apreender os sentidos desses professores sobre o programa e o reflexo que ele trouxe para o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos do ciclo de alfabetização. Além disso, outro questionário foi aplicado junto a coordenadora de alfabetização da Secretaria Municipal de Educação, buscando compreender como se deu o processo de implementação desse programa nas escolas municipais. Para tratamento dos dados foi usada a análise de conteúdo (Bardin, 2011), a partir de categorias e temas geradores, que foram analisados à luz de autores das áreas das políticas públicas para alfabetização e da formação continuada de professores alfabetizadores. Pretende-se com esse trabalho contribuir para a compreensão sobre as políticas voltadas para a alfabetização implantadas em parceria com os entes federativos.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47535
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Maely Estefania Ruth Monteiro Barbosa e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo